O ensino da língua inglesa nas escolas é imprescindível para que os alunos possam desenvolver desde o acesso a oportunidades educacionais e profissionais quanto a amplitude local e global. Este resumo refere-se ao resultado da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação, que teve como temática os (des)encaixes do currículo, a língua inglesa no ensino médio e as culturas juvenis. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as percepções dos estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola de Ensino Médio de Tramandaí sobre a importância do aprendizado da língua inglesa. Dos métodos utilizados para a produção das informações, destaco que essas foram construídas dentro do âmbito da pesquisa qualitativa, sob as perspectivas dos Estudos Culturais, utilizando como ferramentas de pesquisa as rodas de conversa. As abordagens teóricas que conduziram o processo desta pesquisa foram os estudos sobre as juventudes, o desencaixe, o currículo e a língua inglesa. Para abordar estes campos teóricos utilizei como subsídio teórico, autores como Feixa (1999, 2000 e 2016), Pinho (2019), Dayrell (2003 e 2007), Severo (2014 e 2021), Sibilia (2012) entre outros. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de analisar a importância da língua inglesa no cotidiano dos jovens, contextualizando-as nas práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito escolar. Das análises realizadas nesta pesquisa ficou evidente a emergência de transformar e renovar as práticas pedagógicas em sala de aula no ensino da língua inglesa a fim de ecoar as perspectivas propostas por estes jovens com a realidade em que eles vivem, aproximando-os do aprendizado com as tecnologias digitais. Sendo assim, foi criado como produto educacional desta pesquisa, um dicionário audiovisual chamado videonary que tem por finalidade servir como uma ferramenta tecnológica de auxílio para o ensino da língua inglesa.