O estudo que constitui esta dissertação trata-se de pesquisa qualitativa, inspirada nos estudos pós-críticos, que problematiza a formação dos docentes da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, focando na Reforma do Novo Ensino Médio (NEM). O estudo propõe uma análise hipercrítica dos impactos discursivos e subjetivos da reforma, com ênfase na influência do neoliberalismo na condução dos educadores. A pesquisa se divide em nove capítulos e utiliza como referencial teórico os estudos de Michel Foucault. A partir da questão central: como os discursos impactam a formação dos docentes que atuam no NEM, no Estado do Rio Grande do Sul, dentro da racionalidade neoliberal? Com o objetivo geral de analisar essa influência discursiva e seu impacto nos modos de ser docente, explorando a criação de novos modos de governamento e suas implicações para a educação. Os objetivos específicos incluem: a) mapear e analisar os discursos constituídos no processo de condução da formação docente para o NEM; b) compreender como as formações docentes foram organizadas e normatizadas para a implantação do Ensino Médio Gaúcho (EMG); c) evidenciar e suspender as regularidades, discrepâncias, recorrências discursivas, desigualdades e os desafios ocasionados por essa reforma; d) produzir, como produto educacional, um podcast com divulgação de pesquisas voltadas para a Educação Básica e a formação de professores. A abordagem metodológica é inspirada na análise do discurso, referendada em Michel Foucault, para identificar como os discursos e os mecanismos de poder moldam as práticas educacionais e subjetivam os docentes. A relevância do estudo reside na necessidade de refletir criticamente sobre as mudanças estruturais na educação e sua influência produtiva dentro da racionalidade neoliberal, especialmente diante da rápida transformação e mercantilização da educação. A pesquisa propõe repensar o papel dos discursos na construção de realidades educacionais e sociais, oferecendo uma perspectiva crítica e reflexiva sobre a Reforma do Novo Ensino Médio e suas implicações para o futuro da educação. Foi possível investigar como as regulações e formações docentes contidas em documentos prescritivos e materiais midiáticos constroem subjetividades e operam no processo de individualização do professor. Os resultados deste estudo sugerem que a formação docente é atravessada por discursos da racionalidade neoliberal, onde se privilegia um modelo de professor motivado, autônomo e responsivo às demandas externas, o que revela uma nova configuração de governamento da prática pedagógica.