REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Tensões e desafios contemporâneos no discurso pedagógico de professores do ensino médio gaúcho na formação continuada: deslocamentos possíveis

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dc.contributor.advisor Sant'Anna, Sita Mara Lopes
dc.contributor.author Goulart, João Batista da Silva
dc.date.accessioned 2025-01-22T13:56:27Z
dc.date.available 2025-01-22T13:56:27Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3616
dc.description.abstract Este estudo tem por objetivo geral buscar compreender os deslocamentos de sentidos e de posiçõessujeito no discurso dos professores durante as formações continuadas para o Ensino Médio Gaúcho, no decorrer das mediações formativas, a partir da aplicação significativa das metodologias ativas inscritas pelo uso das tecnologias digitais (TDs) com o suporte de ferramentas digitais e da pedagogia dos multiletramentos. Logo, tem aderência e justifica-se com as demandas atuais da agenda de Educação Básica Gaúcha, dado que, após a revisão de literatura realizada na base de dados de publicações científicas da BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) e no Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES, foi constatada a inexistência de pesquisas sobre Formações Continuadas relacionadas ao processo de implementação do Ensino Médio Gaúcho no ano de 2021, bem como se relacionam à utilização das TDs., metodologias ativas e multiletramentos. Visando à construção do referencial teórico, as principais referências são: Tardif (2002), Nóvoa (2002) e Libâneo (2005) - Docência e trabalho docente; Sacristán (2013) e Veiga (2002) - Currículo e suas implicações; Candau (1999), Imbernón (2010) e Freire (2013) – Formação continuada; Rojo e Moura (2012), Cope e Kalantzis (2000) – Multiletramentos; Moran (2017; 2018) - Metodologias Ativas; Lévy (1993), Fagundes (2008), Ribeiro (2021) e Siemens (2012) - tecnologias digitais e cMOOC – e Michel Pêcheux (2014) e Orlandi (2015) – sujeito histórico-social que constitui o seu dizer ao enunciar; discurso pedagógico. Os procedimentos metodológicos seguiram o rito da pesquisa-ação educacional (Thiollent, 2011), a fim de compreender a formação continuada sob o olhar reflexivo do pesquisador, com a abordagem qualitativa-descritiva (Gil, 2016; Marconi; Lakatos, 2004). As análises dos recortes discursivos dos participantes, devidamente autorizados pelo Comitê de Ética em Pesquisa, para melhor compreender o termo ―deslocamento, foram realizados diante dos pressupostos da Análise do Discurso formulada por Pêcheux (1996), e focam a emergência da profissionalização docente, as áreas de seguimentos de atuação do professor no ensino médio e o perfil do professor que atenda as demandas das Tecnologias Digitais, dos multiletramentos e das metodologias ativas. Para fins de fechamento, vislumbrou-se que os professores, inscritos na prescrição do saber-fazer pedagógico, passam a ocupar, nos ditos das políticas públicas educacionais e das propostas curriculares, lugares específicos, e a disputar determinados discursos, pretensamente aceitos como neutros e verdadeiros, logo, efetuado deslocamentos discursivos que mantiveram a instabilidade das discursividades devido à incorporação de outras vozes. Ademais, é necessário considerar que, diante do tema formativo, ainda que motivados pela formação, alguns professores, movidos pelas ideologias que os atravessam e produzem sentidos, sofreram um processo de ilusão no qual pensaram que o texto enunciado surgiu no momento exato da fala, o que não é verdade, os sentidos já constituem existência bem anterior aguardando serem convocados para serem enunciados no âmbito das formações ideológicas. Em relação ao Produto Educacional, que surgiu como consequência da pesquisa-ação, elaborou-se um Webfólio, desenvolvido no site do Google (caráter colaborativo), denominado "Saberes em ação: o uso das metodologias ativas e das tecnologias digitais como estratégias educativas", com a finalidade de contribuir no processo de formação continuada dos professores e na divulgação de materiais educativos, sempre reconhecendo as mudanças sociais em relação à prática dos multiletramentos.
dc.language.iso 250121s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Formação continuada - Ensino Médio
dc.subject Discurso pedagógico
dc.subject Metodologias ativas
dc.subject Multiletramentos
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Tensões e desafios contemporâneos no discurso pedagógico de professores do ensino médio gaúcho na formação continuada: deslocamentos possíveis
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D371.13


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