Resumo:
Este estudo tem por objetivo geral buscar compreender os deslocamentos de sentidos e de posiçõessujeito no discurso dos professores durante as formações continuadas para o Ensino Médio Gaúcho, no decorrer das mediações formativas, a partir da aplicação significativa das metodologias ativas inscritas pelo uso das tecnologias digitais (TDs) com o suporte de ferramentas digitais e da pedagogia dos multiletramentos. Logo, tem aderência e justifica-se com as demandas atuais da agenda de Educação
Básica Gaúcha, dado que, após a revisão de literatura realizada na base de dados de publicações científicas da BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) e no Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES, foi constatada a inexistência de pesquisas sobre Formações Continuadas relacionadas ao processo de implementação do Ensino Médio Gaúcho no ano de 2021, bem como se relacionam à utilização das TDs., metodologias ativas e multiletramentos. Visando à construção do referencial teórico, as principais referências são: Tardif (2002), Nóvoa (2002) e Libâneo (2005) - Docência e trabalho
docente; Sacristán (2013) e Veiga (2002) - Currículo e suas implicações; Candau (1999), Imbernón
(2010) e Freire (2013) – Formação continuada; Rojo e Moura (2012), Cope e Kalantzis (2000) –
Multiletramentos; Moran (2017; 2018) - Metodologias Ativas; Lévy (1993), Fagundes (2008), Ribeiro
(2021) e Siemens (2012) - tecnologias digitais e cMOOC – e Michel Pêcheux (2014) e Orlandi (2015) –
sujeito histórico-social que constitui o seu dizer ao enunciar; discurso pedagógico. Os procedimentos
metodológicos seguiram o rito da pesquisa-ação educacional (Thiollent, 2011), a fim de compreender a
formação continuada sob o olhar reflexivo do pesquisador, com a abordagem qualitativa-descritiva (Gil, 2016; Marconi; Lakatos, 2004). As análises dos recortes discursivos dos participantes, devidamente autorizados pelo Comitê de Ética em Pesquisa, para melhor compreender o termo ―deslocamento, foram realizados diante dos pressupostos da Análise do Discurso formulada por Pêcheux (1996), e focam a emergência da profissionalização docente, as áreas de seguimentos de atuação do professor no ensino
médio e o perfil do professor que atenda as demandas das Tecnologias Digitais, dos multiletramentos e das metodologias ativas. Para fins de fechamento, vislumbrou-se que os professores, inscritos na prescrição do
saber-fazer pedagógico, passam a ocupar, nos ditos das políticas públicas educacionais e das propostas curriculares, lugares específicos, e a disputar determinados discursos, pretensamente aceitos como neutros e verdadeiros, logo, efetuado deslocamentos discursivos que mantiveram a instabilidade das discursividades
devido à incorporação de outras vozes. Ademais, é necessário considerar que, diante do tema formativo, ainda que motivados pela formação, alguns professores, movidos pelas ideologias que os atravessam e produzem sentidos, sofreram um processo de ilusão no qual pensaram que o texto enunciado surgiu no momento
exato da fala, o que não é verdade, os sentidos já constituem existência bem anterior aguardando serem convocados
para serem enunciados no âmbito das formações ideológicas. Em relação ao Produto Educacional, que surgiu
como consequência da pesquisa-ação, elaborou-se um Webfólio, desenvolvido no site do Google (caráter
colaborativo), denominado "Saberes em ação: o uso das metodologias ativas e das tecnologias digitais como estratégias educativas", com a finalidade de contribuir no processo de formação continuada dos professores e na divulgação de materiais educativos, sempre reconhecendo as mudanças sociais em relação à prática dos
multiletramentos.