REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Movimentos e possibilidades em classes de aceleração: percepções dos assessores pedagógicos de secretarias de educação do Litoral Norte

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dc.contributor.advisor Forell, Leandro
dc.contributor.author Freitas, Cristiane Rodrigues de
dc.date.accessioned 2025-02-03T10:59:18Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3668
dc.description.abstract Esta pesquisa busca compreender as construções das políticas da distorção idade série pelas narrativas dos Assessores das Secretarias de Educação dos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, principalmente no entendimento de estratégias e ações que os municípios utilizam para chegar à mitigação da distorção. No desenvolvimento da pesquisa, surgem alguns movimentos por parte dos Assessores que indicam os motivos para que cada município apresente a necessidade de correção de fluxo, assim como projetos e resoluções criados e implementados especificamente para as Classes de Aceleração. A pesquisa de natureza qualitativa, utilizando a técnica Snowball, fundamentou-se em entrevistas e análise documental. A análise de dados teve como base as questões norteadoras: como se estruturam as políticas de mitigação da distorção idade-série? Quais as perspectivas pedagógicas que sustentam a implementação dessas políticas? Para a construção da pesquisa, pelas narrativas dos Assessores, transparecem suas perspectivas na busca por estratégias que alcancem os estudantes com defasagem. Como resultados das discussões dos dados, os Assessores apresentam alguns motivos para distorção em seus municípios: os descompassos que se iniciam no bloco de alfabetização, a influência que a pandemia de Covid-19 ainda representa nos municípios, a necessidade de entrar no mercado de trabalho, fazendo com que o estudante seja infrequente muitas vezes até à evasão, surgem como motivos para que os estudantes estejam em distorção. Também trazem as ações e estratégias que estão utilizando, entre elas a busca ativa escolar, a formação continuada dos professores e a educação em tempo integral. A pesquisa apresenta diferentes compreensões acerca do mesmo assunto, mas formas muito similares nas aproximações com o objetivo de mitigação da distorção. A fundamentação teórica do estudo contemplou principalmente as contribuições de Bernard Charlot (2007, 2021), Dubet (2003, 2004), Bourdieu (1997, 2009, 2023), António Nóvoa (2011, 2022), entre outros que contextualizam questões como uma escola justa, exclusão escolar, qualidade na educação, formação docente etc. O produto, resultado da pesquisa, além da dissertação, é um blog com interações tanto dos Assessores das Secretarias de Educação quanto dos docentes que participam das Classes de Aceleração, contribuindo com suas percepções sobre estes estudantes e quais metodologias utilizam em sala de aula buscando sua permanência. Aliado a esse blog foi realizado um disparador para formação continuada com os docentes dos municípios entrevistados e Assessores para primeiramente apresentar as articulações das entrevistas com os aportes teóricos e metodologias utilizadas contribuindo com os estudos da área.
dc.language.iso 250131s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Secretarias de Educação - Rio Grande do Sul - Litoral Norte
dc.subject Classes de aceleração
dc.subject Distorção idade-série
dc.subject Assessores pedagógicos
dc.title Movimentos e possibilidades em classes de aceleração: percepções dos assessores pedagógicos de secretarias de educação do Litoral Norte
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D371.12(816.5)


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