Resumo:
Esta pesquisa busca compreender as construções das políticas da distorção idade série pelas narrativas dos Assessores das Secretarias de Educação dos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, principalmente no entendimento de estratégias e ações que os municípios utilizam para chegar à mitigação da distorção. No
desenvolvimento da pesquisa, surgem alguns movimentos por parte dos Assessores que indicam os motivos para que cada município apresente a necessidade de correção de fluxo, assim como projetos e resoluções criados e implementados
especificamente para as Classes de Aceleração. A pesquisa de natureza qualitativa,
utilizando a técnica Snowball, fundamentou-se em entrevistas e análise documental. A análise de dados teve como base as questões norteadoras: como se estruturam as políticas de mitigação da distorção idade-série? Quais as perspectivas pedagógicas que sustentam a implementação dessas políticas? Para a construção da pesquisa,
pelas narrativas dos Assessores, transparecem suas perspectivas na busca por estratégias que alcancem os estudantes com defasagem. Como resultados das
discussões dos dados, os Assessores apresentam alguns motivos para distorção em seus municípios: os descompassos que se iniciam no bloco de alfabetização, a influência que a pandemia de Covid-19 ainda representa nos municípios, a
necessidade de entrar no mercado de trabalho, fazendo com que o estudante seja infrequente muitas vezes até à evasão, surgem como motivos para que os estudantes estejam em distorção. Também trazem as ações e estratégias que estão utilizando, entre elas a busca ativa escolar, a formação continuada dos professores e a educação em tempo integral. A pesquisa apresenta diferentes compreensões acerca do mesmo
assunto, mas formas muito similares nas aproximações com o objetivo de mitigação
da distorção. A fundamentação teórica do estudo contemplou principalmente as
contribuições de Bernard Charlot (2007, 2021), Dubet (2003, 2004), Bourdieu (1997,
2009, 2023), António Nóvoa (2011, 2022), entre outros que contextualizam questões
como uma escola justa, exclusão escolar, qualidade na educação, formação docente etc. O produto, resultado da pesquisa, além da dissertação, é um blog com interações tanto dos Assessores das Secretarias de Educação quanto dos docentes que participam das Classes de Aceleração, contribuindo com suas percepções sobre estes estudantes e quais metodologias utilizam em sala de aula buscando sua permanência. Aliado a esse blog foi realizado um disparador para formação continuada com os docentes dos municípios entrevistados e Assessores para primeiramente apresentar as articulações das entrevistas com os aportes teóricos e metodologias utilizadas contribuindo com os estudos da área.