A presente dissertação é uma pesquisa aplicada realizada no Mestrado profissional em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O objetivo geral é desenvolver um aplicativo de apoio pedagógico para o ensino de Libras que contemple a variação linguística do Rio Grande do Sul, a partir da contribuição de professores de escolas de surdos. Partindo do princípio de que a Libras é uma língua viva e apresenta variação linguística de uma região para a outra, e que os aplicativos e dicionários de Libras no Brasil atualmente são produzidos em estados como São Paulo ou Rio de Janeiro, desenvolveu-se a proposta de produzir um aplicativo de ensino de Libras contemplando a variação linguística da Libras do Rio Grande do Sul na interlocução com o Atendimento Educacional Especializado, a partir do olhar de docentes que atuam em escolas de surdos e de usuários surdos. Para tal, foram entrevistadas cinco professoras que atuam com educação de surdos obtendo informações para a construção do aplicativo. O estudo evidenciou que é importante partir do básico para o ensino dos alunos surdos, ou seja, é preciso construir um aplicativo que contemple desde os mais simples sinais de comunicação como também sinais de utilização frequente no ambiente escolar. Dessa forma, Tem-se como produto final o aplicativo Glossário de Libras, um aplicativo online que conta com mais de 50 sinais, utilizando a variação linguística do Rio Grande do Sul baseado no dicionário da FADERS.