REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Letramentos acadêmicos na formação continuada do(a) gestor(a) da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Veronice Camargo da
dc.contributor.author Della Flora, Luciane Marangon
dc.date.accessioned 2025-03-20T16:46:24Z
dc.date.available 2025-03-20T16:46:24Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3704
dc.description.abstract A presente pesquisa faz parte do Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED-Uergs), e tem como objetivo compreender de que maneira os letramentos acadêmicos são apresentados no Curso de Formação de Gestores Escolares da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, no período de 2021-2023. Essa proposta justifica-se considerando a importância da análise dos estudos dos novos letramentos na formação e na constituição do (a) gestor (a) escolar insider. Para a estruturação da pesquisa e embasamento das análises, revisitamos pesquisas realizadas no cenário brasileiro relacionados à temática, bem como autores que discutem os Novos Letramentos e formação continuada, tais como Lea e Street (2014), Street (1984, 1995), Silva (2015), Goulart (2021), Fischer (2008), entre outros que contribuem para a construção das análises, assim como as legislações brasileiras, tanto da esfera Federal, quanto Estadual, que contribuem para a compreensão da questão da formação continuada. Essa é uma pesquisa qualitativa com análise documental, que envolve um estudo de conteúdo a partir do material disponibilizado no curso de referência para a análise. A partir do conteúdo analisado, o produto educacional elaborado constitui-se em um blog intitulado Letramentos e gestão na Educação Básica como suporte a fim de discutir letramentos e contribuir para a formação do (a) gestor(a) e daqueles que se interessam pela temática. Os resultados sugerem que a formação continuada ofertada aos gestores da Rede Estadual do Rio Grande do Sul contribui, a partir das diversas práticas de letramento e do desenvolvimento dos letramentos acadêmicos, para que o gestor aprimore e desenvolva os seus letramentos, tornandose um insider em seu contexto de gestão.
dc.language.iso 250319s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Gestores - Formação
dc.subject Letramento acadêmico
dc.subject Formação continuada de professores
dc.title Letramentos acadêmicos na formação continuada do(a) gestor(a) da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D371.13
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Blog Letramentos e Gestão na Educação Básica" de autoria de Luciane Marangon Della Flora e Veronice Camargo da Silva.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples