Resumo:
A presente pesquisa faz parte do Mestrado Profissional em Educação, da Universidade
Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED-Uergs), e tem como objetivo compreender de
que maneira os letramentos acadêmicos são apresentados no Curso de Formação de
Gestores Escolares da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, no período de 2021-2023.
Essa proposta justifica-se considerando a importância da análise dos estudos dos
novos letramentos na formação e na constituição do (a) gestor (a) escolar insider. Para
a estruturação da pesquisa e embasamento das análises, revisitamos pesquisas
realizadas no cenário brasileiro relacionados à temática, bem como autores que
discutem os Novos Letramentos e formação continuada, tais como Lea e Street (2014),
Street (1984, 1995), Silva (2015), Goulart (2021), Fischer (2008), entre outros que
contribuem para a construção das análises, assim como as legislações brasileiras, tanto
da esfera Federal, quanto Estadual, que contribuem para a compreensão da questão
da formação continuada. Essa é uma pesquisa qualitativa com análise documental, que
envolve um estudo de conteúdo a partir do material disponibilizado no curso de
referência para a análise. A partir do conteúdo analisado, o produto educacional
elaborado constitui-se em um blog intitulado Letramentos e gestão na Educação Básica
como suporte a fim de discutir letramentos e contribuir para a formação do (a) gestor(a)
e daqueles que se interessam pela temática. Os resultados sugerem que a formação
continuada ofertada aos gestores da Rede Estadual do Rio Grande do Sul contribui, a
partir das diversas práticas de letramento e do desenvolvimento dos letramentos
acadêmicos, para que o gestor aprimore e desenvolva os seus letramentos, tornandose um insider em seu contexto de gestão.