REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A qualidade da pré-escola no município de Feliz/RS: da institucionalização política às práticas cotidianas

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dc.contributor.advisor Silva, Denise Madeira de Castro e
dc.contributor.author Schuck, Aline
dc.date.accessioned 2025-07-30T11:03:14Z
dc.date.available 2025-07-30T11:03:14Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3806
dc.description.abstract A presente dissertação teve como objetivo geral compreender as condições de oferta e permanência das crianças de quatro e cinco anos em idade pré-escolar no município de Feliz/RS, considerando os aspectos fundamentais para garantir a efetivação da educação com qualidade. A revisão de literatura permitiu conhecer a emergência e a origem da educação infantil. Além disso, diferentes pesquisas mostraram que a obrigatoriedade da matrícula aos quatro anos de idade na pré-escola não garantiu, necessariamente, a qualidade da oferta. Compreendeu-se que a qualidade é um termo complexo e polissêmico, que comporta diferentes perspectivas e tensões. Após analisar as leis e documentos normativos, verificou-se significativo avanço sobre as políticas de qualidade para a pré-escola. A pesquisa realizada no município de Feliz/RS, de abordagem qualitativa, permitiu analisar as condições de oferta e permanência nas escolas que ofertam a pré-escola. Esta abordagem possibilitou a aproximação ao objeto de estudo, com intuito de esmiuçar as dimensões atreladas à qualidade. Para o alcance do objetivo proposto, foram utilizadas como estratégias de pesquisa: questionário para sondagem inicial, fator que possibilitou o mapeamento da oferta da pré-escola no município, entrevistas compreensivas e a interpretação dos dados a análise temática. Os dados analisados revelaram quatro temáticas determinantes para a qualidade no contexto investigado, sendo elas: a educação para a infância; a formação de professores; a infraestrutura e transformação dos espaços e a gestão pública da educação. Os temas estão inteiramente interligados e se articulam na efetivação da qualidade para a pré-escola. Os temas emergentes foram aprofundados a partir das falas das interlocutoras, respaldados em referencias teóricos que corroboram à construção de sentidos e significados para compreender as condições de oferta e permanência com qualidade nas turmas pré-escola da rede. O município de Feliz ruma em uma educação de qualidade para as crianças de quatro e cinco anos. Aspectos como a oferta em turno integral, os programas de educação continuada para os profissionais e a infraestrutura adequada se destacam como positivos na efetivação da qualidade. Alguns aspectos apresentam fragilidades, entre eles, a concepção de educação para a infância, a efetividade dos critérios de qualidade para as turmas de pré-escola ofertadas em escolas de ensino fundamental e a alta rotatividade de profissionais. Neste sentido, esta pesquisa pretendeu contribuir com a compreensão do fenômeno e com a tradução do padrão de qualidade para o município de Feliz, com a indicação do guia de observação da qualidade, produto desta dissertação.
dc.language.iso 250729s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação infantil - Qualidade
dc.subject Pré-escola
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação Infantil - Município de Feliz/RS
dc.title A qualidade da pré-escola no município de Feliz/RS: da institucionalização política às práticas cotidianas
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D373.2(816.5)


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