REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Efeito indutivo e eletronegatividade: promovendo aprendizagem significativa no ensino de química

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dc.contributor.advisor Migliorini, Marcelo Vieira
dc.contributor.author Silva, Eduardo Lopes
dc.date.accessioned 2025-08-07T18:58:31Z
dc.date.available
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3821
dc.description.abstract Este trabalho trata da utilização de metodologias voltadas para o ensino de Química de forma lógica, visando proporcionar uma melhor compreensão dos conceitos pelos estudantes. O foco está no engajamento dos alunos e na aplicação de estratégias pedagógicas para ensinar os conceitos de efeito indutivo e eletronegatividade, com o objetivo de tornar o ensino mais claro e acessível, especialmente para alunos do 1º ano do Ensino Médio. O problema de pesquisa que norteou este estudo é de que maneira as estratégias metodológicas aplicadas podem contribuir para a compreensão e o engajamento dos alunos no ensino dos conceitos de eletronegatividade e efeito indutivo. Diante disso, esta pesquisa buscou encontrar maneiras diferentes de ensinar química, tornando os conceitos mais acessíveis e naturais para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, com o uso de tecnologias para facilitar a compreensão de eletronegatividade e efeito indutivo. Para atingir esse objetivo, foram desenvolvidas e aplicadas atividades práticas que abordam a aplicação desses conceitos no cotidiano e em experimentos, além da avaliação de como as atividades experimentais influenciam o desenvolvimento das habilidades analíticas e críticas dos alunos. Além disso, foram propostas estratégias pedagógicas que integram teoria e práticas laboratoriais para tornar o ensino mais acessível, atrativo e eficiente. A pesquisa foi desenvolvida durante o ano letivo de 2023 na Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves, localizada em Canoas, Rio Grande do Sul, envolvendo aproximadamente 150 estudantes, distribuídos em cinco turmas. A escolha desse público considerou a relevância do aprendizado de Química nessa etapa do ensino, pois é a base para a alfabetização e conhecimento em química. A metodologia adotada seguiu uma abordagem qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo. Caracterizada como participativa, a pesquisa permitiu que os estudantes não apenas respondessem a questionários, mas também participassem ativamente da coleta e análise dos dados. O estudo enfatizou o ensino do efeito indutivo e da eletronegatividade, abordando esses conceitos de maneira integrada para explicar propriedades químicas de forma lógica e estruturada. Entre as estratégias aplicadas, destacam-se atividades práticas, como a montagem de pilhas e a análise da geometria molecular, complementadas por simulações computacionais que facilitaram a visualização de interações moleculares. A combinação de práticas de laboratório e ferramentas digitais foi fundamental para permitir uma compreensão mais clara e coerente dos conceitos químicos, além de estimular o envolvimento e o raciocínio dos alunos. Ao final do estudo, foi reaplicado o questionário inicial, permitindo uma análise comparativa que evidenciou avanços significativos na assimilação dos conteúdos trabalhados. Os resultados demonstram a eficácia das estratégias utilizadas e reforçam a importância de um ensino de Química estruturado de forma lógica, promovendo uma aprendizagem mais clara e significativa.
dc.language.iso 250804s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Efeito indutivo
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Aprendizagem significativa
dc.subject Metodologias ativas
dc.subject Eletronegatividade
dc.subject Ensino - Química
dc.title Efeito indutivo e eletronegatividade: promovendo aprendizagem significativa no ensino de química
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D54:37


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