REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Leitura literária na sala de aula: uma investigação com alunos dos anos finais ensino fundamental de uma escola de Capão da Canoa/RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Flach, Franciele Marques
dc.date.accessioned 2025-08-14T16:21:28Z
dc.date.available 2025-08-14T16:21:28Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3836
dc.description.abstract Esta dissertação faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED/Uergs), como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação. A pesquisa teve o objetivo de conhecer e analisar as concepções de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola de Capão da Canoa/RS sobre leitura literária em sala de aula. A investigação teve como base a abordagem qualitativa, o grupo focal como método, e a realização de rodas de conversa para a produção dos dados. Para o tratamento e a análise dos dados foi realizada a análise de conteúdo proposta por Moraes (1999). O embasamento teórico desta pesquisa foi pensado sob três perspectivas: a importância da leitura literária na escola, projetos de leitura no Projeto Político-Pedagógico e a leitura como compromisso interdisciplinar, trazendo como referencial teórico Candido (2004), tratando sobre a importância da leitura literária; Zilberman (1987, 2014), Coelho (2000), Cosson (2006) e Soares (2005), que fundamentam questões relativas à oferta da leitura literária na escola; Vasconcellos (2000), que trata sobre o Projeto Político-Pedagógico; Fazenda (2006), Hernández (1998) e Nogueira (2001, 2005), em relação aos projetos e à interdisciplinaridade. A partir da pesquisa, foram desenvolvidos cinco produtos educacionais. O primeiro produto diz respeito ao projeto “Literatura para crianças e famílias”, que integra o programa A Arte de Ler, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e é formado por um conjunto de vídeos de curta duração, disponibilizados através do canal do YouTube “Educação musical: diferentes tempos e espaços”, contendo leitura de histórias. Este projeto culminou na elaboração de um e-book. O segundo produto educacional é um e-book com sugestões de projetos de leitura, com o intuito de ser um apoio para ser utilizado pelos professores em diferentes etapas da educação básica. O terceiro produto trata-se de um e-book com sugestões de leitura dos alunos, tendo como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de expressarem suas opiniões e se sentirem parte integrante do processo de incentivo à leitura literária. O quarto produto diz respeito à realização de uma nova edição do evento “Primavera Literária”, ocorrido anualmente na escola em que foi realizada a pesquisa, tendo como objetivo fomentar o incentivo à leitura literária através de um projeto educacional interdisciplinar. O quinto produto trata-se da realização de uma formação para professores da educação básica intitulada “Leitura na escola: formação para professores”.
dc.language.iso 250813s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação musical
dc.subject Literatura infantil
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Projeto Político Pedagógico
dc.title Leitura literária na sala de aula: uma investigação com alunos dos anos finais ensino fundamental de uma escola de Capão da Canoa/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D028
dc.description.additionalinformation Os Produto Educacionais desta dissertação foram catalogados separadamente com os títulos: E-book - “Sugestões de leitura: de aluno para aluno”; E-book- “Projetos de leitura: envolvendo toda a escola”; E-book - “Literatura para crianças e famílias.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples