Resumo:
Esta dissertação faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação pela
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED/Uergs), como requisito parcial
para a obtenção do título de Mestre em Educação. A pesquisa teve o objetivo de
conhecer e analisar as concepções de alunos do sexto ano do ensino fundamental
de uma escola de Capão da Canoa/RS sobre leitura literária em sala de aula. A
investigação teve como base a abordagem qualitativa, o grupo focal como método, e
a realização de rodas de conversa para a produção dos dados. Para o tratamento e
a análise dos dados foi realizada a análise de conteúdo proposta por Moraes (1999).
O embasamento teórico desta pesquisa foi pensado sob três perspectivas: a
importância da leitura literária na escola, projetos de leitura no Projeto
Político-Pedagógico e a leitura como compromisso interdisciplinar, trazendo como
referencial teórico Candido (2004), tratando sobre a importância da leitura literária;
Zilberman (1987, 2014), Coelho (2000), Cosson (2006) e Soares (2005), que
fundamentam questões relativas à oferta da leitura literária na escola; Vasconcellos
(2000), que trata sobre o Projeto Político-Pedagógico; Fazenda (2006), Hernández
(1998) e Nogueira (2001, 2005), em relação aos projetos e à interdisciplinaridade. A
partir da pesquisa, foram desenvolvidos cinco produtos educacionais. O primeiro
produto diz respeito ao projeto “Literatura para crianças e famílias”, que integra o
programa A Arte de Ler, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e é
formado por um conjunto de vídeos de curta duração, disponibilizados através do
canal do YouTube “Educação musical: diferentes tempos e espaços”, contendo
leitura de histórias. Este projeto culminou na elaboração de um e-book. O segundo
produto educacional é um e-book com sugestões de projetos de leitura, com o intuito
de ser um apoio para ser utilizado pelos professores em diferentes etapas da
educação básica. O terceiro produto trata-se de um e-book com sugestões de leitura
dos alunos, tendo como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de
expressarem suas opiniões e se sentirem parte integrante do processo de incentivo
à leitura literária. O quarto produto diz respeito à realização de uma nova edição do
evento “Primavera Literária”, ocorrido anualmente na escola em que foi realizada a
pesquisa, tendo como objetivo fomentar o incentivo à leitura literária através de um
projeto educacional interdisciplinar. O quinto produto trata-se da realização de uma
formação para professores da educação básica intitulada “Leitura na escola:
formação para professores”.