REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Percepção docente sobre Educação Ambiental em espaços escolares

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dc.contributor.advisor Marcon, Gabrielli Teresa Gadens
dc.contributor.author Muniz, Císara Ferri
dc.date.accessioned 2025-09-08T11:48:12Z
dc.date.available
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3877
dc.description.abstract Atualmente, as questões ambientais têm ganhado destaque nos debates sociais. Nesse contexto, a ONU recentemente reconheceu o meio ambiente equilibrado como um Direito Humano fundamental. Essa crescente conscientização sobre os problemas ambientais ressalta a necessidade de integrá-los aos sistemas de ensino. Em face desse cenário, a Educação Ambiental emerge como um instrumento essencial para a efetivação prática desse direito. Desse modo, a presente pesquisa apresentou como objetivo geral compreender a percepção de professores de duas escolas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul sobre Educação Ambiental. Diante dessas constatações, apresentou-se como hipótese a existência de três quesitos básicos que poderiam interferir na percepção dos professores sobre Educação Ambiental, tais como: a escassez de recursos didáticos, a falta de formação docente e a inadequação dos espaços escolares. Também considerou-se que esses quesitos constituíam-se como os principais subsídios que dificultavam a abordagem interdisciplinar da temática no ensino formal. No que se refere aos aspectos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada, tendo como instrumento principal questionários estruturados que foram submetidos aos professores, bem como a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e dos espaços físicos das escolas. A interpretação dos dados produzidos foi realizada por meio de análises estatísticas e comparativas. O embasamento teórico utilizado foi motivado pelos documentos legais, pelas correntes e macrotendências que delineiam a área da Educação Ambiental e pelas obras de referência na literatura científica. A análise dos PPPs revelou que, ainda que a Educação Ambiental não seja abordada de forma explícita, as escolas evidenciam um comprometimento indireto com seus princípios, constatado na preocupação com a formação de cidadãos conscientes. O PPP de Terra de Areia aborda mais elementos ambientais que o de Capão da Canoa, mas nenhuma das escolas possui projetos específicos sobre a temática. Quanto aos espaços físicos escolares, prevalecem áreas construídas ou pavimentadas, com poucas áreas verdes, o que limita seu uso pedagógico e contribui para uma percepção restrita dos docentes sobre o potencial educativo das áreas livres. A percepção dos professores revelou reconhecimento da importância da Educação Ambiental, mas também apontou obstáculos a sua efetivação, tais como a formação insuficiente, a falta de tempo, a escassez de recursos e a inadequação dos espaços escolares — fatores que confirmam a hipótese inicial deste estudo. Como produto educacional, foi elaborado o E-book ‘’Educação Ambiental na Escola: Guia de atividades práticas’’, baseado nas correntes de Sauvé (2005a; 2005b), com o objetivo de ampliar o repertório pedagógico dos professores, promover a interdisciplinaridade e o engajamento socioambiental. O material foi avaliado positivamente pelos docentes, destacando-se pela clareza, aplicabilidade, atratividade e viabilidade das propostas apresentadas
dc.language.iso 250905s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação básica
dc.subject Direitos humanos
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Meio Ambiente
dc.title Percepção docente sobre Educação Ambiental em espaços escolares
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Educação ambiental na escola: guia de atividades práticas" de Císara Ferri Muniz e Gabrielli Teresa Gadens Marcon.


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