Resumo:
Atualmente, as questões ambientais têm ganhado destaque nos debates sociais.
Nesse contexto, a ONU recentemente reconheceu o meio ambiente equilibrado como
um Direito Humano fundamental. Essa crescente conscientização sobre os problemas
ambientais ressalta a necessidade de integrá-los aos sistemas de ensino. Em face
desse cenário, a Educação Ambiental emerge como um instrumento essencial para a
efetivação prática desse direito. Desse modo, a presente pesquisa apresentou como
objetivo geral compreender a percepção de professores de duas escolas do Litoral
Norte do Rio Grande do Sul sobre Educação Ambiental. Diante dessas constatações,
apresentou-se como hipótese a existência de três quesitos básicos que poderiam
interferir na percepção dos professores sobre Educação Ambiental, tais como: a
escassez de recursos didáticos, a falta de formação docente e a inadequação dos
espaços escolares. Também considerou-se que esses quesitos constituíam-se como
os principais subsídios que dificultavam a abordagem interdisciplinar da temática no
ensino formal. No que se refere aos aspectos metodológicos, tratou-se de uma
pesquisa com abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada, tendo como
instrumento principal questionários estruturados que foram submetidos aos
professores, bem como a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e dos espaços
físicos das escolas. A interpretação dos dados produzidos foi realizada por meio de
análises estatísticas e comparativas. O embasamento teórico utilizado foi motivado
pelos documentos legais, pelas correntes e macrotendências que delineiam a área da
Educação Ambiental e pelas obras de referência na literatura científica. A análise dos
PPPs revelou que, ainda que a Educação Ambiental não seja abordada de forma
explícita, as escolas evidenciam um comprometimento indireto com seus princípios,
constatado na preocupação com a formação de cidadãos conscientes. O PPP de
Terra de Areia aborda mais elementos ambientais que o de Capão da Canoa, mas
nenhuma das escolas possui projetos específicos sobre a temática. Quanto aos
espaços físicos escolares, prevalecem áreas construídas ou pavimentadas, com
poucas áreas verdes, o que limita seu uso pedagógico e contribui para uma percepção
restrita dos docentes sobre o potencial educativo das áreas livres. A percepção dos
professores revelou reconhecimento da importância da Educação Ambiental, mas
também apontou obstáculos a sua efetivação, tais como a formação insuficiente, a
falta de tempo, a escassez de recursos e a inadequação dos espaços escolares —
fatores que confirmam a hipótese inicial deste estudo. Como produto educacional, foi
elaborado o E-book ‘’Educação Ambiental na Escola: Guia de atividades práticas’’,
baseado nas correntes de Sauvé (2005a; 2005b), com o objetivo de ampliar o
repertório pedagógico dos professores, promover a interdisciplinaridade e o
engajamento socioambiental. O material foi avaliado positivamente pelos docentes,
destacando-se pela clareza, aplicabilidade, atratividade e viabilidade das propostas
apresentadas