Discursos sobre educação inclusiva na formação inicial de professores para a educação básica: uma análise com egressas(os) do curso de Pedagogia EaD da UFRGS
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Discursos sobre educação inclusiva na formação inicial de professores para a educação básica: uma análise com egressas(os) do curso de Pedagogia EaD da UFRGS
Esta dissertação tem como objetivo geral analisar discursos que constituem o processo formativo de egressos na perspectiva da educação inclusiva a partir da formação inicial dos(as) egressos(as) do Curso de Pedagogia EaD UFRGS. O percurso investigativo foi se constituindo com aproximações aos estudos situados como pós-estruturalistas, inspirado especialmente nos estudos foucaultianos, mas também nos estudos contemporâneos de Richard Sennett. As noções de discurso e governamento (Foucault) e de artesania (Sennett) foram ferramentas teórico-metodológicas que possibilitaram o olhar investigativo para o corpus empírico. O exercício analítico foi realizado por meio de três movimentos: a análise dos documentos orientadores do curso de Pedagogia EaD, ofertado pelo Câmpus Litoral Norte da UFRGS, a análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso-TCCs de egressas e egressos da primeira turma deste curso e, a análise da interação de parte do grupo de egressas(os) por meio da constituição de um grupo focal. O estudo possibilitou observar a oferta de componentes curriculares, conforme previsto na legislação vigente para formação de professores, legislação essa que é produzida e que produz discursos da inclusão como imperativo. Ainda nos documentos do curso foi possível observar a presença de normativas pautadas pelo discurso da deficiência a partir do modelo médico, mesmo que em seção sobre o atendimento a estudantes do curso. A inclusão como imperativo também foi observada na análise dos TCCs, a partir do discurso da justiça social, da educação para todos e da educação como direito legal, bem como na interação entre os(as) participantes do grupo focal. Nestes dois últimos movimentos procedimentais também ficaram evidenciados discursos que apontam para modos outros de ser professor na perspectiva inclusiva. Destaco as narrativas sobre experiências que demonstram a importância da convivência com os sujeitos narrados pelos discursos da educação especial, bem como da importância da cooperação entre professores de sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado-AEE, bem como, com as famílias de estudantes, convergindo para uma docência que se constitui com o outro, numa perspectiva da artesania. Como produto educacional está sendo proposta a construção de um livro digital que será composto por parte dos TCCs de egressas que tiveram como tema de pesquisa a educação especial numa perspectiva inclusiva, bem como, uma roda de conversa com as autoras, que terá como público-alvo estudantes de licenciaturas e professores(as) da educação básica.