REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Folclore e transdisciplinaridade: uma pesquisa sobre as práticas e concepções docentes nos anos iniciais

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dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Rech, Andrea Simoni
dc.date.accessioned 2025-09-30T15:14:15Z
dc.date.available 2025-09-30T15:14:15Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3898
dc.description.abstract Esta dissertação investiga as experiências e concepções sobre o folclore entre docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando sua integração transdisciplinar nos planejamentos pedagógicos de uma escola pública do município de Xangri-Lá, Rio Grande do Sul. A pesquisa parte do questionamento sobre como os professores compreendem o folclore, de que forma ele se manifesta em suas práticas pedagógicas e qual a relação entre essas concepções e a transdisciplinaridade no contexto escolar. O objetivo geral é investigar as vivências e percepções docentes sobre o folclore e sua integração ao ensino, considerando possibilidades transdisciplinares. O estudo fundamenta-se em referenciais clássicos e contemporâneos do folclore e da educação, dialogando com autores como Brandão, Cascudo, Wolffenbüttel, Garcia e as Cartas do Folclore, bem como Lima e Brandão na discussão sobre sua inserção no contexto escolar. As reflexões sobre disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade apoiam-se nas contribuições de Fazenda, Morin, Nicolescu e Young, enquanto a dimensão da memória, elemento central nas concepções docentes, é abordada a partir das ideias de Benjamin, Bergson e Izquierdo. Também são considerados os marcos normativos, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional Comum Curricular, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais. A abordagem é qualitativa, com método de estudo de caso e análise de conteúdo como técnica de interpretação dos dados. A coleta envolveu um formulário virtual respondido por docentes, análise de documentos institucionais e estudo dos planejamentos pedagógicos. Os resultados indicam que as concepções docentes sobre o folclore estão fortemente associadas a vivências pessoais e afetivas, refletindo em práticas que, embora valorizem essas manifestações, ainda ocorrem de forma pontual, frequentemente restritas a datas comemorativas. Essa limitação dificulta a articulação com os conteúdos curriculares e as possibilidades transdisciplinares, embora haja indícios de interesse e abertura para práticas mais amplas, voltadas à valorização da cultura local, à formação identitária dos estudantes e ao diálogo entre saberes diversos. Como desdobramento direto da pesquisa, e em parceria com Grupos de Pesquisa e Extensão da UERGS, foram elaborados produtos educacionais que materializam suas contribuições: um e-book sobre as Cartas do Folclore no Brasil, um curso de formação docente intitulado Ciranda de Ideias: Formação sobre Folclore para Professores da Educação Básica e um e-book reunindo proposições elaboradas durante essa formação. Esses materiais respondem à necessidade, evidenciada nos dados, de formações continuadas que promovam reflexões críticas e práticas contextualizadas sobre o folclore na escola. As considerações finais reforçam que, embora o folclore esteja presente nas memórias e práticas docentes, sua abordagem ainda é fragmentada. A pesquisa evidencia a relevância de integrá-lo a perspectivas transdisciplinares, capazes de valorizar o conhecimento sensível, os saberes locais e as experiências culturais dos estudantes, ampliando os sentidos do folclore na educação e fomentando ações pedagógicas mais integradas, significativas e transformadoras.
dc.language.iso 250929s2025####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Planejamento pedagógico
dc.subject Folclore
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino fundamental
dc.title Folclore e transdisciplinaridade: uma pesquisa sobre as práticas e concepções docentes nos anos iniciais
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D371:398


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