Resumo:
Esta dissertação investiga as experiências e concepções sobre o folclore entre
docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando sua integração
transdisciplinar nos planejamentos pedagógicos de uma escola pública do município
de Xangri-Lá, Rio Grande do Sul. A pesquisa parte do questionamento sobre como os
professores compreendem o folclore, de que forma ele se manifesta em suas práticas
pedagógicas e qual a relação entre essas concepções e a transdisciplinaridade no
contexto escolar. O objetivo geral é investigar as vivências e percepções docentes
sobre o folclore e sua integração ao ensino, considerando possibilidades
transdisciplinares. O estudo fundamenta-se em referenciais clássicos e
contemporâneos do folclore e da educação, dialogando com autores como Brandão,
Cascudo, Wolffenbüttel, Garcia e as Cartas do Folclore, bem como Lima e Brandão
na discussão sobre sua inserção no contexto escolar. As reflexões sobre
disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade apoiam-se nas
contribuições de Fazenda, Morin, Nicolescu e Young, enquanto a dimensão da
memória, elemento central nas concepções docentes, é abordada a partir das ideias
de Benjamin, Bergson e Izquierdo. Também são considerados os marcos normativos,
como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional Comum
Curricular, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares
Nacionais. A abordagem é qualitativa, com método de estudo de caso e análise de
conteúdo como técnica de interpretação dos dados. A coleta envolveu um formulário
virtual respondido por docentes, análise de documentos institucionais e estudo dos
planejamentos pedagógicos. Os resultados indicam que as concepções docentes
sobre o folclore estão fortemente associadas a vivências pessoais e afetivas,
refletindo em práticas que, embora valorizem essas manifestações, ainda ocorrem de
forma pontual, frequentemente restritas a datas comemorativas. Essa limitação
dificulta a articulação com os conteúdos curriculares e as possibilidades
transdisciplinares, embora haja indícios de interesse e abertura para práticas mais
amplas, voltadas à valorização da cultura local, à formação identitária dos estudantes
e ao diálogo entre saberes diversos. Como desdobramento direto da pesquisa, e em
parceria com Grupos de Pesquisa e Extensão da UERGS, foram elaborados produtos
educacionais que materializam suas contribuições: um e-book sobre as Cartas do
Folclore no Brasil, um curso de formação docente intitulado Ciranda de Ideias:
Formação sobre Folclore para Professores da Educação Básica e um e-book reunindo
proposições elaboradas durante essa formação. Esses materiais respondem à
necessidade, evidenciada nos dados, de formações continuadas que promovam
reflexões críticas e práticas contextualizadas sobre o folclore na escola. As
considerações finais reforçam que, embora o folclore esteja presente nas memórias e
práticas docentes, sua abordagem ainda é fragmentada. A pesquisa evidencia a
relevância de integrá-lo a perspectivas transdisciplinares, capazes de valorizar o
conhecimento sensível, os saberes locais e as experiências culturais dos estudantes,
ampliando os sentidos do folclore na educação e fomentando ações pedagógicas mais
integradas, significativas e transformadoras.