| dc.contributor.advisor | Lemos, Sandra Monteiro | |
| dc.contributor.author | Corrêa, Laura Ebsen Teixeira | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-20T10:32:50Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3912 | |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa de Mestrado problematizou o modo como os estudantes com TEA vêm sendo integrados no contexto do Novo Ensino Médio, com especial atenção à participação e às experiências vivenciadas nos Itinerários Formativos. A pesquisa parte da inquietação sobre como os discursos de inclusão se articulam, na prática, às vivências escolares desses estudantes. Inscrita no campo das metodologias pós-críticas, a investigação inspira-se nos estudos de Michel Foucault e fundamenta-se em uma bricolagem metodológica com aportes da etnografia. Os procedimentos envolveram entrevistas com cinco estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista e observação participante em uma escola pública estadual no município de Torres, no Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que, apesar das diretrizes legais e das promessas de protagonismo juvenil, esses estudantes vivenciam processos de silenciamento e marginalização curricular, sendo frequentemente invisibilizados nos espaços escolares, sobretudo nos Itinerários Formativos. As falas e a observação realizada evidenciam que tais práticas pedagógicas estão inseridas na lógica da fabricação do (des)conhecimento. Tal lógica se manifesta por meio da seleção e da exclusão de objetos de estudo, da validação somente de saberes ajustados à lógica das habilidades e competências mensuráveis, bem como através da normatização de condutas e pensamentos. Esse processo deslegitima conhecimentos singulares, apaga histórias e invalida experiências, contribuindo para a reprodução de uma lógica de exclusão mediada pelo currículo. A pesquisa aponta para a urgência de uma escuta sensível e do deslocamento das verdades escolares hegemônicas, em favor de uma inclusão que reconheça as diferenças como potência. Como produto educacional, foi desenvolvido um website formativo voltado a educadores com o propósito de promover reflexões críticas sobre currículo, normalização e inclusão no contexto do Novo Ensino Médio. | |
| dc.language.iso | 251017s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Inclusão | |
| dc.subject | Itinerários Formativos | |
| dc.subject | Educação inclusiva | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Transtorno do Espectro Autista - TEA | |
| dc.subject | Ensino médio | |
| dc.title | A fabricação do (des)conhecimento: governamento, currículo e o (des)encontro no Novo Ensino Médio com o TEA | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | D376 | |
| dc.description.additionalinformation | O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Olhares que provocam: o que nos ensina o Corcunda de Notre Dame?Olhares para in/exclusão no Ensino Médio" de autoria de Laura Ebsen Teixeira Corrêa. |