| dc.description.abstract |
A crescente presença da tecnologia no cotidiano dos estudantes trouxe consigo a necessidade
de repensar as práticas educacionais, adaptando-as para atender às demandas de um perfil
discente cada vez mais conectado e ávido por experiências inovadoras. Uma das demandas
crescentes é o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC), que busca proporcionar
aos estudantes não apenas a habilidade de programar, mas também o desenvolvimento de uma
mentalidade lógica e estratégica diante de desafios complexos para a resolução de problemas.
Pensando em desenvolvimento do PC de forma plugada, o MIT App Inventor tem sido bem
utilizado na educação. Esta pesquisa teve como tema o desenvolvimento do Pensamento
Computacional através do MIT App Inventor e da Aprendizagem Baseada em Projetos com
estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, no município de Santa
Cruz do Sul – Rio Grande do Sul. Seu objetivo foi investigar como a Aprendizagem Baseada
em Projetos contribui para o desenvolvimento do Pensamento Computacional com o uso do
MIT App Inventor em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. A questão de pesquisa
investigada foi: Como a Aprendizagem Baseada em Projetos pode ser explorada com o uso do
MIT App Inventor promovendo o desenvolvimento do Pensamento Computacional? Nesta
pesquisa, também apresenta um produto educacional, que é um material didático em formato
de e-book o qual aborda o desenvolvimento do Pensamento Computacional através da
Aprendizagem Baseada em Projetos utilizando o MIT App Inventor, sendo que foi utilizado
com os alunos. A metodologia de pesquisa é classificada quanto a natureza como aplicada ao
ensino, apresentando uma abordagem qualitativa, com relação aos objetivos, classificada como
explicativa. Teve como procedimentos a pesquisa participante, utilizou como instrumentos de
coleta e análise de dados o produto educacional, as observações e registros da pesquisadora. A
amostra da pesquisa foi composta por 28 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. A
análise dos dados foi realizada utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo, seguindo as
três etapas fundamentais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados.
Durante a pré-análise, foi realizada leitura vertical e horizontal dos documentos coletados,
permitindo a identificação de unidades de registro e a definição de um sistema de categorias
prévias. Na fase de exploração, os dados foram codificados e organizados em três categorias
principais: (A) Compreensão dos pilares do Pensamento Computacional, (B) Aplicação da
Aprendizagem Baseada em Projetos na sala de aula, e (C) Uso autônomo e crítico da ferramenta
MIT App Inventor. O tratamento dos resultados permitiu estabelecer inferências e
interpretações fundamentadas no referencial teórico adotado. Os resultados evidenciaram que
a integração entre ABP e MIT App Inventor promoveu efetivamente o desenvolvimento do
Pensamento Computacional nos estudantes participantes. Os achados confirmaram que quando
os estudantes assumem protagonismo em sua aprendizagem, utilizando tecnologias para
resolver problemas autênticos, desenvolvem não apenas competências técnicas, mas
principalmente uma postura crítica e criativa diante dos desafios contemporâneos, validando a
hipótese central da pesquisa sobre o potencial pedagógico da integração proposta. |
|