REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Pense em blocos: desenvolvendo o pensamento computacional através do MIT App Inventor e a Aprendizagem Baseada em Projetos

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dc.contributor.advisor Santos, Fabrícia Damando
dc.contributor.author Struecker, Sheila Marciani Geraldo
dc.date.accessioned 2025-11-26T13:58:00Z
dc.date.available 2025-11-26T13:58:00Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3951
dc.description.abstract A crescente presença da tecnologia no cotidiano dos estudantes trouxe consigo a necessidade de repensar as práticas educacionais, adaptando-as para atender às demandas de um perfil discente cada vez mais conectado e ávido por experiências inovadoras. Uma das demandas crescentes é o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC), que busca proporcionar aos estudantes não apenas a habilidade de programar, mas também o desenvolvimento de uma mentalidade lógica e estratégica diante de desafios complexos para a resolução de problemas. Pensando em desenvolvimento do PC de forma plugada, o MIT App Inventor tem sido bem utilizado na educação. Esta pesquisa teve como tema o desenvolvimento do Pensamento Computacional através do MIT App Inventor e da Aprendizagem Baseada em Projetos com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, no município de Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul. Seu objetivo foi investigar como a Aprendizagem Baseada em Projetos contribui para o desenvolvimento do Pensamento Computacional com o uso do MIT App Inventor em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. A questão de pesquisa investigada foi: Como a Aprendizagem Baseada em Projetos pode ser explorada com o uso do MIT App Inventor promovendo o desenvolvimento do Pensamento Computacional? Nesta pesquisa, também apresenta um produto educacional, que é um material didático em formato de e-book o qual aborda o desenvolvimento do Pensamento Computacional através da Aprendizagem Baseada em Projetos utilizando o MIT App Inventor, sendo que foi utilizado com os alunos. A metodologia de pesquisa é classificada quanto a natureza como aplicada ao ensino, apresentando uma abordagem qualitativa, com relação aos objetivos, classificada como explicativa. Teve como procedimentos a pesquisa participante, utilizou como instrumentos de coleta e análise de dados o produto educacional, as observações e registros da pesquisadora. A amostra da pesquisa foi composta por 28 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo, seguindo as três etapas fundamentais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Durante a pré-análise, foi realizada leitura vertical e horizontal dos documentos coletados, permitindo a identificação de unidades de registro e a definição de um sistema de categorias prévias. Na fase de exploração, os dados foram codificados e organizados em três categorias principais: (A) Compreensão dos pilares do Pensamento Computacional, (B) Aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos na sala de aula, e (C) Uso autônomo e crítico da ferramenta MIT App Inventor. O tratamento dos resultados permitiu estabelecer inferências e interpretações fundamentadas no referencial teórico adotado. Os resultados evidenciaram que a integração entre ABP e MIT App Inventor promoveu efetivamente o desenvolvimento do Pensamento Computacional nos estudantes participantes. Os achados confirmaram que quando os estudantes assumem protagonismo em sua aprendizagem, utilizando tecnologias para resolver problemas autênticos, desenvolvem não apenas competências técnicas, mas principalmente uma postura crítica e criativa diante dos desafios contemporâneos, validando a hipótese central da pesquisa sobre o potencial pedagógico da integração proposta.
dc.language.iso 251125s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Aprendizagem baseada em projetos - ABP
dc.subject Pensamento computacional
dc.subject MIT App Inventor
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Tecnologias educacionais
dc.title Pense em blocos: desenvolvendo o pensamento computacional através do MIT App Inventor e a Aprendizagem Baseada em Projetos
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Pense em blocos: pensamento computacional e aprendizagem baseada em projetos" de autoria de Sheila Marciani Geraldo Struecker e Fabrícia Damando Santos.


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