| dc.contributor.advisor | Santaiana, Rochele da Silva | |
| dc.contributor.author | Pascual, Luis Antonio de Souza | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-04T12:59:09Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3956 | |
| dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo compreender como os discursos sobre a matemática, sustentados por regimes de verdade e articulados às práticas de governamentalidade, produzem modos de subjetivação de estudantes na Educação Básica. Especificamente, busca: (a) analisar os discursos de egressos acerca de suas experiências com a matemática; (b) identificar enunciados escolares que funcionam como tecnologias de governamento, regulando afetos e condutas; (c) compreender o papel da matemática como saber legítimo na produção de subjetividades; e (d) desenvolver um produto educacional voltado à formação docente, promovendo práticas dialógicas e inclusivas. A pesquisa, de base foucaultiana, problematiza as práticas discursivas que atravessam o ensino da matemática, entendendo-o como tecnologia de governamento e exclusão. O referencial teórico apoia-se em Michel Foucault (1979–2003b) e autores como Rochele da Silva Santaiana (2015), Patrícia Anflor (2024), Rosa Maria Bueno Fischer (2012), Delci Heinle Klein (2017) e Fernanda Wanderer (2007). O material empírico foi produzido em grupo focal com egressos da Educação Básica, cujas falas foram analisadas sob inspiração foucaultiana. Os achados indicam que a matemática escolar atua como instrumento de classificação e exclusão; a vergonha emerge como tecnologia de governamento; e o professor ocupa posição ambígua entre normalização e resistência. Como desdobramento, elaborou-se um podcast formativo destinado à reflexão docente sobre os regimes de verdade que sustentam o ensino da matemática. | |
| dc.language.iso | 251127s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Matémática | |
| dc.subject | Governamento | |
| dc.subject | Educação matemática | |
| dc.subject | Educação básica | |
| dc.title | Discursos de verdade sobre a matemática: efeitos das práticas de governamento | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | D37:51 | |
| dc.description.additionalinformation | O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Produto educacional: podcast para formação docente – a matemática sob outros olhares" de autoria de Luis Antonio de Souza Pascual. |