As brincadeiras e os jogos são partes integrantes da infância contemporânea e que representam para os pequenos um processo de afirmação e transição, principalmente para aqueles que estão no início da vida escolar. O processo ...
Trata–se de um assunto que muitas vezes passa despercebido entre as escolas, a transição da Educação infantil para o Ensino Fundamental: como as professoras de pré-escola planejam essa transição? O objetivo é compreender ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco a alfabetização e a Educação Infantil, partindo do princípio que as crianças estão inseridas no mundo letrado desde que nascem. A pesquisa tem como objetivo identificar ...
Este trabalho aborda, como temática principal, o estudo das relações de gênero no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), tendo como foco os egressos formados pela Unidade ...
O brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral da criança, pois contribui para seu aprendizado, socialização, expressão e autonomia. No entanto, muitas vezes, a importância do brincar na Educação ...
O tema central deste trabalho é o estudo da docência com bebês. A pesquisa busca compreender as diversas dimensões que envolvem a profissão de professora de bebês, tendo como questão norteadora a compreensão das composições ...
O presente trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a organização dos espaços de uma sala referência em uma escola de Educação Infantil, no Município de Tramandaí. Como objetivo buscou compreender, através das análises, ...
O presente estudo aborda conteúdo sobre os saberes docentes no ensino de crianças com deficiência e tem o objetivo de compreender quais são as fontes de conhecimentos que orientam a prática pedagógica de docentes de uma ...