As brincadeiras e os jogos são partes integrantes da infância contemporânea e que representam para os pequenos um processo de afirmação e transição, principalmente para aqueles que estão no início da vida escolar. O processo ...
Trata–se de um assunto que muitas vezes passa despercebido entre as escolas, a transição da Educação infantil para o Ensino Fundamental: como as professoras de pré-escola planejam essa transição? O objetivo é compreender ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco a alfabetização e a Educação Infantil, partindo do princípio que as crianças estão inseridas no mundo letrado desde que nascem. A pesquisa tem como objetivo identificar ...
Este trabalho aborda, como temática principal, o estudo das relações de gênero no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), tendo como foco os egressos formados pela Unidade ...
O brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral da criança, pois contribui para seu aprendizado, socialização, expressão e autonomia. No entanto, muitas vezes, a importância do brincar na Educação ...
O tema central deste trabalho é o estudo da docência com bebês. A pesquisa busca compreender as diversas dimensões que envolvem a profissão de professora de bebês, tendo como questão norteadora a compreensão das composições ...
O presente trabalho de conclusão de curso parte da importância da Tecnologia da Informação e
Comunicação (TIC´s), ligadas às plataformas educacionais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), para dar continuidade às ...
O presente trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a organização dos espaços de uma sala referência em uma escola de Educação Infantil, no Município de Tramandaí. Como objetivo buscou compreender, através das análises, ...
Este trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo compreender o universo da Educação de Jovens e Adultos – (EJA) em relação às práticas musicais. Aborda questões legais, marco histórico, além do contexto educacional ...
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a experiência de estágio obrigatório dos anos iniciais, em época da pandemia do Covid-19 e sobre meu processo formativo acadêmico. Período de adaptações em um mundo desconhecido ...
O presente estudo aborda conteúdo sobre os saberes docentes no ensino de crianças com deficiência e tem o objetivo de compreender quais são as fontes de conhecimentos que orientam a prática pedagógica de docentes de uma ...