Estudo sobre a percepção de qualidade através de selos de certificações por parte
de consumidores no Vale do Taquari. Tem como objetivo avaliar se a presença dos
selos é um atributo diferencial e sua influencia na escolha de produtos. A revisão
bibliográfica consistiu em pesquisar assuntos relacionados aos objetivos do trabalho,
bem como avaliar os dados já disponibilizados. O desenvolvimento do trabalho
ocorreu de junho de 2019 a julho de 2020, envolvendo três diferentes públicos,
pesquisados com questionários padrão. Os resultados da pesquisa mostram que as
pessoas entrevistadas tem o hábito de leitura dos rótulos e que confiam nos
mesmos. Observa-se que os públicos profissional e acadêmico tem maior atenção
aos selos de certificações. Verifica-se que os selos menos conhecidos são os selos
FSC e I’m Green e verifica-se grande influencia na compra pelo Selo Orgânico, bem
como conhecimento elevado em todos os públicos do selo de inspeção CISPOA.
Conclui-se que para os diferentes públicos os selos, os que exercem maior
influência são os que o público tem maior conhecimento.