Novos estilos de vida, renda mais alta e o acesso à informação dos
consumidores, são fatores que estão aumentando a demanda por produtos
alimentícios inovadores. O kefir tem sido associado a benefícios para a saúde, assim
como a pitaia vermelha. No desenvolvimento de novos produtos, o teste de conceito
é importante para que seja possível identificar a aceitação do produto, além de
melhorá-lo antes do seu lançamento. O objetivo do estudo foi desenvolver uma
pesquisa de teste de conceito, para avaliação da aceitação e do potencial de
mercado do produto kefir de leite com doce de pitaia vermelha. A pesquisa foi
realizada com 106 pessoas, através de um questionário on-line. Os resultados da
pesquisa demonstraram que o produto obteve aceitação positiva, evidenciada pela
intenção de compra, em que a partir da análise da descrição da proposta do produto,
71,7% das pessoas responderam que comprariam o produto e 24,5% disseram que
talvez comprariam e apenas 3,8% informaram que não comprariam o produto. Deste
modo recomenda-se os testes de produto para lidar com dúvidas residuais e
refinamento do produto proposto, haja vista o potencial de mercado apontado pelo
presente estudo.