Este trabalho investiga o uso de Metodologias Ativas no ensino da disciplina de Lógica de Programação em um curso técnico de Informática, através da aplicação de um produto educacional. A pesquisa desenvolveu o estudo de estratégias de ensino na disciplina através de uma metodologia que ultrapassa as práticas tradicionais focadas apenas em conteúdo. Sendo assim, a fim de propor soluções que melhor contribuam com a aprendizagem dos estudantes, foram utilizadas metodologias interativas com foco no aluno e baseadas na criação de situações de aprendizagem desafiadoras e inovadoras que caracterizam a aprendizagem significativa. A busca por novas formas de ensino na disciplina de Lógica de Programação se dá pela relevância deste componente curricular nos cursos Técnicos e Superiores na área da Informática. Na análise, em um estudo interno do curso, são obtidos os resultados que apontam índices preocupantes de reprovação do conteúdo. Nesta pesquisa foram utilizadas as Metodologias de Resolução de Problemas e Aprendizagem Cooperativa com Rotação de Estações, tendo como apoio o uso de ferramentas digitais. A metodologia de pesquisa utilizada é de Estudo de Caso, onde a unidade-caso é uma turma de 1º ano do curso Técnico de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), campus de Sapiranga e teve como base o desenvolvimento e aplicação de um produto educacional do tipo Sequência Didática para o ensino da disciplina de Lógica de Programação. A Sequência Didática é composta por atividades práticas de criação e desenvolvimento de algoritmos e resolução de problemas com formato colaborativo que tem a intenção de proporcionar uma aprendizagem significativa em estudantes dos cursos técnicos da área de informática. O objetivo da pesquisa é avaliar o impacto do uso de metodologias ativas no ensino de Lógica de Programação através da aplicação de um produto educacional. A partir do produto educacional desenvolvido, analisou-se a aplicação, a aceitação e a contribuição na aprendizagem da disciplina de Lógica de Programação, obtendo-se resultados satisfatórios em atendimento a proposta inicial de investigação. Por meio da análise qualitativa, concluiu-se que o uso de metodologias ativas potencializa o ensino de lógica de programação e as metodologias utilizadas tiveram boa aceitação pelos estudantes.