REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Recurso lúdico para apoio ao aprendizado da álgebra de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Kinast, Éder Julio
dc.contributor.author Serpa, Diane
dc.date.accessioned 2022-12-21T17:06:12Z
dc.date.available 2022-12-21T17:06:12Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2603
dc.description.abstract O presente estudo versa sobre um recurso didático lúdico para aprendizagem de Álgebra no Ensino Fundamental. Objetivou-se, em âmbito geral, conhecer a eficácia da aplicação de um recurso pedagógico lúdico com charadas e desafios matemáticos para a construção de uma aprendizagem efetiva dos conteúdos da Álgebra, por alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola da cidade de Butiá/RS. A metodologia da pesquisa deu-se pelo abordagem qualitativa, levando em consideração, inicialmente, três aspectos importantes: as observações do professor mediador e dos alunos envolvidos no experimento; o retorno dos mesmos em relação à efetividade do experimento; e a comparação, do ponto de vista do professor, em relação à aprendizagem de anos anteriores com métodos tradicionais. Constatou-se que a utilização do recurso lúdico em questão, serve para promover uma aprendizagem significativa e prazerosa, incentivando os alunos a se tornarem agentes ativos da busca pelo seu próprio conhecimento por meio de levantamento de hipóteses, resolução de situações problemas, desafios lógicos e debates/trocas entre os alunos, durante as etapas do recurso lúdico. É preciso que o professor oriente os conteúdos de Álgebra de forma contextualizada, integrada com conhecimentos teóricos, levando os alunos a atribuírem significado a tais aprendizagens. Um recurso pedagógico lúdico é aquele que tem a potencialidade para capacitar o aluno a compreender as abstrações, os conceitos e o pensamento algébrico, apropriando-se de novos conhecimentos e sendo capaz de transformar informações em aprendizagens significativas, úteis à sua vivência e, ainda, aprender de forma prazerosa.
dc.language.iso 221220s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Ensino
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ludicidade
dc.subject Educação matemática
dc.subject Álgebra
dc.subject Ensino fundamental
dc.title Recurso lúdico para apoio ao aprendizado da álgebra de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37:512
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Construção do pensamento algébrico: recurso lúdico enigmas e charadas matemáticas" de autoria de Diane Serpa.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples