Resumo:
O presente estudo versa sobre um recurso didático lúdico para aprendizagem de Álgebra no
Ensino Fundamental. Objetivou-se, em âmbito geral, conhecer a eficácia da aplicação de um
recurso pedagógico lúdico com charadas e desafios matemáticos para a construção de uma
aprendizagem efetiva dos conteúdos da Álgebra, por alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola da cidade de Butiá/RS. A metodologia da pesquisa deu-se pelo abordagem qualitativa, levando em consideração, inicialmente, três aspectos importantes: as observações do professor mediador e dos alunos envolvidos no experimento; o retorno dos mesmos em relação à efetividade do experimento; e a comparação, do ponto de vista do
professor, em relação à aprendizagem de anos anteriores com métodos tradicionais. Constatou-se que a utilização do recurso lúdico em questão, serve para promover uma aprendizagem significativa e prazerosa, incentivando os alunos a se tornarem agentes ativos da busca pelo seu próprio conhecimento por meio de levantamento de hipóteses, resolução de situações problemas, desafios lógicos e debates/trocas entre os alunos, durante as etapas do recurso lúdico. É preciso que o professor oriente os conteúdos de Álgebra de forma contextualizada, integrada com conhecimentos teóricos, levando os alunos a atribuírem
significado a tais aprendizagens. Um recurso pedagógico lúdico é aquele que tem a potencialidade para capacitar o aluno a compreender as abstrações, os conceitos e o
pensamento algébrico, apropriando-se de novos conhecimentos e sendo capaz de transformar
informações em aprendizagens significativas, úteis à sua vivência e, ainda, aprender de forma
prazerosa.