Resumo:
Percebe-se uma quantidade significativa de alunos da Educação Básica com dificuldades em aprender geometria. A partir dessa problemática, concomitantemente com o ensino deficitário dessa unidade temática, aliado à resistência dos educadores quanto à utilização de recursos tecnológicos nas aulas de matemática, duas propostas de trabalho foram desenvolvidas envolvendo tópicos de geometria e a Linguagem Logo de Programação. A aplicação destas propostas buscam solucionar o problema de pesquisa descrito neste trabalho, que versa sobre como a utilização da Linguagem Logo pode contribuir de maneira efetiva com a prática docente dos conteúdos de geometria, e futuramente, com a aprendizagem de geometria dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A primeira proposta é sobre a elaboração e aplicação de um Curso de Formação no formato de Extensão destinado aos professores da Educação Básica. O objetivo da ação foi o de construir com os participantes conhecimentos sobre o Logo para serem utilizados como um recurso didático nas aulas de geometria, visando a aprendizagem do aluno. Assim, foram desenvolvidos os conceitos históricos e filosóficos do Logo, os principais comandos e procedimentos para criação de programas e as potencialidades da linguagem para o ensino de geometria nos anos finais do Ensino Fundamental. A extensão, com carga horária de 40 horas, foi produzida para a sua aplicação de forma online, com encontros síncronos no Google Meet e assíncronos via Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle da Uergs. Os participantes da formação retornaram feedbacks positivos sobre a ação e explanaram seus desejos em aplicar posteriormente em suas turmas os conhecimentos adquiridos sobre a linguagem. Considerou-se válida a aplicação do curso para os professores, já que estes foram instrumentalizados sobre as potencialidades do Logo para o ensino e aprendizagem de geometria e verificou-se a receptividade dos participantes durante todo o desenvolvimento da extensão. Já a segunda, refere-se ao desenvolvimento de um material didático constituído por quatro Fichas de Trabalho, envolvendo tópicos de geometria e destinado aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Esse material tem como objetivo a construção dos conhecimentos desses conteúdos em prol de uma aprendizagem efetiva. Todas as atividades e desafios serão solucionados por meio do software XLogo. Para a metodologia adotada no desenvolvimento desta pesquisa, foram definidos como suporte teórico Logo, a Teoria Construcionista de Seymour Papert, assim como a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. No término desta dissertação, encontram-se os dois Produtos Educacionais produzidos no Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciências Tecnologias Engenharias e Matemática da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, como um dos quesitos fundamentais para a conclusão do mestrado, pela autora deste trabalho.