Resumo:
Decorrente do desenvolvimento científico e tecnológico surge à necessidade de entender o volume de controle chamado Planeta Terra. Nesse sentido, a abordagem da educação científica e tecnológica (ECT) através da escola, enquanto espaço de formação, poderá servir como aliada para a construção de uma sociedade mais justa, humana, inclusiva e democrática. Dessa forma, para o desenvolvimento da pesquisa, o referencial teórico foi construído a partir de uma revisão bibliográfica fundamentada em discussões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a progressiva identificação das variáveis contemporâneas (VC) com extensão em direção à Equação Civilizatória (EC) buscando aproximações com o fazer pedagógico como uma alternativa para a formação crítico-reflexiva. Alicerçada nos ideários de uma ECT em confluência com ensino, ciência, desenvolvimento humano e tecnológico, a presente pesquisa dedicou-se a investigar a compreensão dos professores vinculados à instituição coparticipante da Rede Municipal de Cachoeirinha a fim de entender como os professores compreendem a relação entre a educação, o desenvolvimento tecnocientífico, a condição humana e as inúmeras variáveis que alimentam a EC. Desse modo, frente ao problema motivacional espera-se estabelecer um ponto de ruptura com os processos educativos apassivados, conservadores, hegemônicos e excludentes. Em vista disso, considerando a pedagogia crítico-social, o percurso metodológico que sustentou a pesquisa reconhece a importância da compreensão do sujeito inserido em um contexto social, assim, a metodologia, em sua essência, tem como base a análise qualitativa realizada a partir de uma pesquisa empírica, descritiva quanto aos objetivos, com características da pesquisa participante. Na busca por resposta ao problema de pesquisa e atendendo ao objetivo geral realizou-se um curso de formação continuada em formato de oficinas com vistas a colaborar com a formação docente reflexiva e comprometida com o desenvolvimento de caráter sociotécnico. Por fim, após a construção de dados, com o auxílio de categorias analíticas, a pesquisa demonstrou que os professores reconhecem que as VC que alimentam a EC apresentam relação direta com a vida em sociedade, sendo o desenvolvimento humano, as questões sociais e os rumos da sociedade tecnológica prioridades que precisam ser discutidas quando se almeja a transformação social. Condição que evoca a escola, enquanto espaço de diálogo, de troca, de ações democráticas e decisões coletivas para a necessária (re) oxigenação pedagógica, bem como reformulação dos objetivos educacionais.