| dc.contributor.advisor | Cabral, Tânia Cristina Baptista | |
| dc.contributor.author | Coiro, Luciano Brasbiel | |
| dc.date.accessioned | 2022-12-22T11:32:36Z | |
| dc.date.available | 2022-12-22T11:32:36Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.date.submitted | 2022 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2616 | |
| dc.description.abstract | Esse trabalho apresenta estudos sobre Simuladores como Objeto Educacional Associado a uma Prática Pedagógica na Educação da Matemática. Foram investigadas as possibilidades de uma sequência didática auxiliar a prática docente relativa ao desenvolvimento do pensamento funcional dos alunos. Em última instância, foi visado o estudo de funções. Resultou desses estudos a produção de uma sequência didática em que as atividades foram desenvolvidas com auxílio de objetos educacionais e baseadas em referenciais teóricos sobre o pensamento funcional. A pesquisa qualitativa compreendeu a análise comparativa de estudos que apresentam o mesmo tema das atividades propostas na sequência didática deste trabalho, apresentada no apêndice. Para o levantamento de dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de Produtos Educacionais que apresentam estratégias similares aos das atividades propostas neste trabalho, assim permitindo uma relação entre elas. A análise dos dados, em um primeiro momento, concentrou-se nos principais resultados e percepções dos trabalhos pesquisados, relativos ao desenvolvimento das atividades, observando as considerações dos autores sobre as estratégias de ensino adotadas em suas pesquisas. Em um segundo momento, foi realizado uma relação entre as atividades pesquisadas e as desenvolvidas para este trabalho promovendo uma reflexão. Assim, por meio das reflexões e debates construídos entre pares, consideramos que as atividades podem ser promissoras para o desenvolvimento do pensamento funcional dos alunos, procurando dar sentido ao estudo de funções. | |
| dc.language.iso | 221221s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Simuladores | |
| dc.subject | Educação matemática | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Ensino | |
| dc.subject | Tecnologia | |
| dc.subject | Funções | |
| dc.subject | Prática pedagógica | |
| dc.title | Simuladores como objeto educacional associado a uma prática pedagógica na educação matemática | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | D51:37 | |
| dc.description.additionalinformation | O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Sequência didática como estratégia para auxiliar o desenvolvimento do pensamento funcional do aluno direcionada para o ensino de funções" de autoria de Luciano Brasbiel Coiro. |