REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Simuladores como objeto educacional associado a uma prática pedagógica na educação matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Cabral, Tânia Cristina Baptista
dc.contributor.author Coiro, Luciano Brasbiel
dc.date.accessioned 2022-12-22T11:32:36Z
dc.date.available 2022-12-22T11:32:36Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2616
dc.description.abstract Esse trabalho apresenta estudos sobre Simuladores como Objeto Educacional Associado a uma Prática Pedagógica na Educação da Matemática. Foram investigadas as possibilidades de uma sequência didática auxiliar a prática docente relativa ao desenvolvimento do pensamento funcional dos alunos. Em última instância, foi visado o estudo de funções. Resultou desses estudos a produção de uma sequência didática em que as atividades foram desenvolvidas com auxílio de objetos educacionais e baseadas em referenciais teóricos sobre o pensamento funcional. A pesquisa qualitativa compreendeu a análise comparativa de estudos que apresentam o mesmo tema das atividades propostas na sequência didática deste trabalho, apresentada no apêndice. Para o levantamento de dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de Produtos Educacionais que apresentam estratégias similares aos das atividades propostas neste trabalho, assim permitindo uma relação entre elas. A análise dos dados, em um primeiro momento, concentrou-se nos principais resultados e percepções dos trabalhos pesquisados, relativos ao desenvolvimento das atividades, observando as considerações dos autores sobre as estratégias de ensino adotadas em suas pesquisas. Em um segundo momento, foi realizado uma relação entre as atividades pesquisadas e as desenvolvidas para este trabalho promovendo uma reflexão. Assim, por meio das reflexões e debates construídos entre pares, consideramos que as atividades podem ser promissoras para o desenvolvimento do pensamento funcional dos alunos, procurando dar sentido ao estudo de funções.
dc.language.iso 221221s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Simuladores
dc.subject Educação matemática
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino
dc.subject Tecnologia
dc.subject Funções
dc.subject Prática pedagógica
dc.title Simuladores como objeto educacional associado a uma prática pedagógica na educação matemática
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D51:37
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Sequência didática como estratégia para auxiliar o desenvolvimento do pensamento funcional do aluno direcionada para o ensino de funções" de autoria de Luciano Brasbiel Coiro.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples