Esse trabalho apresenta estudos sobre Simuladores como Objeto Educacional Associado a
uma Prática Pedagógica na Educação da Matemática. Foram investigadas as possibilidades de
uma sequência didática auxiliar a prática docente relativa ao desenvolvimento do pensamento
funcional dos alunos. Em última instância, foi visado o estudo de funções. Resultou desses
estudos a produção de uma sequência didática em que as atividades foram desenvolvidas com
auxílio de objetos educacionais e baseadas em referenciais teóricos sobre o pensamento
funcional. A pesquisa qualitativa compreendeu a análise comparativa de estudos que
apresentam o mesmo tema das atividades propostas na sequência didática deste trabalho,
apresentada no apêndice. Para o levantamento de dados, foi realizada uma pesquisa
bibliográfica de Produtos Educacionais que apresentam estratégias similares aos das
atividades propostas neste trabalho, assim permitindo uma relação entre elas. A análise dos
dados, em um primeiro momento, concentrou-se nos principais resultados e percepções dos
trabalhos pesquisados, relativos ao desenvolvimento das atividades, observando as
considerações dos autores sobre as estratégias de ensino adotadas em suas pesquisas. Em um
segundo momento, foi realizado uma relação entre as atividades pesquisadas e as
desenvolvidas para este trabalho promovendo uma reflexão. Assim, por meio das reflexões e
debates construídos entre pares, consideramos que as atividades podem ser promissoras para o
desenvolvimento do pensamento funcional dos alunos, procurando dar sentido ao estudo de
funções.