Resumo:
O objetivo desta dissertação é apresentar um produto educacional, na forma de um minicurso, elaborado para o estudo da transferência de calor em superfícies estendidas (aletas) à luz da perspectiva teórica da aprendizagem significativa, com emprego de equipamento didático de baixo custo. Os estudos foram feitos à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, embasados nas discussões de Moreira; e, no que se refere ao experimento didático, foram usadas as análises dos autores Adib e Araújo. O equipamento utilizado na realização dos ensaios, que consistiam na determinação do perfil de temperatura em uma aleta cilíndrica, foi desenvolvido pelo autor. O autor elaborou também vídeos e questionários direcionados para o ensino dos princípios físicos, conceitos e equações associados ao modelo matemático utilizado na obtenção do perfil teórico de temperatura da aleta. O produto educacional criado foi estruturado na forma de um minicurso, intitulado “Estudo Experimental da Transferência de Calor em Aletas com Emprego de Equipamento de Baixo Custo”, construído no ambiente Moodle. Este minicurso continha as seguintes atividades: questionário prévio, vídeo aula teórica, vídeo explicativo, aula experimental, questionário final e pesquisa de opinião. O equipamento didático desenvolvido neste trabalho apresenta resultados quantitativos similares a equipamentos comerciais voltados ao estudo de aletas. Os resultados obtidos neste trabalho, avaliados a partir da pesquisa de opinião realizada pelos alunos no final do minicurso, apontam que o produto educacional criado neste estudo propicia a aprendizagem significativa do assunto abordado. Além disso, o fato de que os resultados quantitativos se mostraram condizentes com o modelo teórico proposto, empregando um equipamento de baixo custo, e integrado a um produto educacional (minicurso) constituído de uma série de atividades e que se mostrou satisfatório aos alunos, contribui para a pesquisa científica acerca do experimento didático como estratégia de ensino.