REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O conceito de função no 9º ano: construindo significados a partir do conceito de operador

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Cabral, Tânia Cristina Baptista
dc.contributor.author Taube, Clarice Caciani
dc.date.accessioned 2023-08-16T14:27:02Z
dc.date.available 2023-08-16T14:27:02Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2904
dc.description.abstract Observando as dificuldades apresentadas pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental referentes a conceitos primordiais para o pensamento funcional, lendo trabalhos e que apontam as dificuldades apresentadas por alunos do ensino superior quanto ao pensamento matemático avançado e ouvindo relatos de professores do ensino superior relacionados à dificuldade dos alunos para lidar com o conceito de operador, a presente pesquisa promove uma reflexão sobre o pensamento Matemático Avançado que tem em sua base o pensamento algébrico, o pensamento funcional e o conceito de operador. Esta pesquisa tem por objetivo investigar a possibilidade de construir o conceito de função em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma sequência de atividades, focando o conceito de operador funcional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e de análise das respostas dos alunos à intervenção didática na modalidade pesquisa-ação, em que o professor pesquisa sua própria sala de aula. Os procedimentos de pesquisa abrangem as pesquisas relacionadas com a problemática, estudo de teóricos de base, desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática em turma de 9º ano de uma escola municipal de São Leopoldo-RS, elaboração do diário de campo como procedimento para coleta dos dados e participação em grupo de pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam que construir o conceito de função sob o aspecto de transformação via operador funcional pode ser favorável ao aprendizado dos alunos.
dc.language.iso 230815s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Conceitos básicos
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Funções
dc.subject Matemática - Ensino
dc.title O conceito de função no 9º ano: construindo significados a partir do conceito de operador
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37:51
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Sequência didática como estratégia para construir os primeiros significados para o conceito de função por meio do conceito de operador” de autoria de Clarice Caciani Taube.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples