| dc.contributor.advisor | Cabral, Tânia Cristina Baptista | |
| dc.contributor.author | Taube, Clarice Caciani | |
| dc.date.accessioned | 2023-08-16T14:27:02Z | |
| dc.date.available | 2023-08-16T14:27:02Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.date.submitted | 2023 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2904 | |
| dc.description.abstract | Observando as dificuldades apresentadas pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental referentes a conceitos primordiais para o pensamento funcional, lendo trabalhos e que apontam as dificuldades apresentadas por alunos do ensino superior quanto ao pensamento matemático avançado e ouvindo relatos de professores do ensino superior relacionados à dificuldade dos alunos para lidar com o conceito de operador, a presente pesquisa promove uma reflexão sobre o pensamento Matemático Avançado que tem em sua base o pensamento algébrico, o pensamento funcional e o conceito de operador. Esta pesquisa tem por objetivo investigar a possibilidade de construir o conceito de função em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma sequência de atividades, focando o conceito de operador funcional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e de análise das respostas dos alunos à intervenção didática na modalidade pesquisa-ação, em que o professor pesquisa sua própria sala de aula. Os procedimentos de pesquisa abrangem as pesquisas relacionadas com a problemática, estudo de teóricos de base, desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática em turma de 9º ano de uma escola municipal de São Leopoldo-RS, elaboração do diário de campo como procedimento para coleta dos dados e participação em grupo de pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam que construir o conceito de função sob o aspecto de transformação via operador funcional pode ser favorável ao aprendizado dos alunos. | |
| dc.language.iso | 230815s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Conceitos básicos | |
| dc.subject | Aprendizagem | |
| dc.subject | Funções | |
| dc.subject | Matemática - Ensino | |
| dc.title | O conceito de função no 9º ano: construindo significados a partir do conceito de operador | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | D37:51 | |
| dc.description.additionalinformation | O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Sequência didática como estratégia para construir os primeiros significados para o conceito de função por meio do conceito de operador” de autoria de Clarice Caciani Taube. |