dc.contributor.advisor |
Cabral, Tânia Cristina Baptista |
|
dc.contributor.author |
Taube, Clarice Caciani |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-16T14:27:02Z |
|
dc.date.available |
2023-08-16T14:27:02Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.date.submitted |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2904 |
|
dc.description.abstract |
Observando as dificuldades apresentadas pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental referentes a conceitos primordiais para o pensamento funcional, lendo trabalhos e que apontam as dificuldades apresentadas por alunos do ensino superior quanto ao pensamento matemático avançado e ouvindo relatos de professores do ensino superior relacionados à dificuldade dos alunos para lidar com o conceito de operador, a presente pesquisa promove uma reflexão sobre o pensamento Matemático Avançado que tem em sua base o pensamento algébrico, o pensamento funcional e o conceito de operador. Esta pesquisa tem por objetivo investigar a possibilidade de construir o conceito de função em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma sequência de atividades, focando o conceito de operador funcional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e de análise das respostas dos alunos à intervenção didática na modalidade pesquisa-ação, em que o professor pesquisa sua própria sala de aula. Os procedimentos de pesquisa abrangem as pesquisas relacionadas com a problemática, estudo de teóricos de base, desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática em turma de 9º ano de uma escola municipal de São Leopoldo-RS, elaboração do diário de campo como procedimento para coleta dos dados e participação em grupo de pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam que construir o conceito de função sob o aspecto de transformação via operador funcional pode ser favorável ao aprendizado dos alunos. |
|
dc.language.iso |
230815s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Conceitos básicos |
|
dc.subject |
Aprendizagem |
|
dc.subject |
Funções |
|
dc.subject |
Matemática - Ensino |
|
dc.title |
O conceito de função no 9º ano: construindo significados a partir do conceito de operador |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
D37:51 |
|
dc.description.additionalinformation |
O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Sequência didática como estratégia para construir os primeiros significados para o conceito de função por meio do conceito de operador” de autoria de Clarice Caciani Taube. |
|