Observando as dificuldades apresentadas pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental referentes a conceitos primordiais para o pensamento funcional, lendo trabalhos e que apontam as dificuldades apresentadas por alunos do ensino superior quanto ao pensamento matemático avançado e ouvindo relatos de professores do ensino superior relacionados à dificuldade dos alunos para lidar com o conceito de operador, a presente pesquisa promove uma reflexão sobre o pensamento Matemático Avançado que tem em sua base o pensamento algébrico, o pensamento funcional e o conceito de operador. Esta pesquisa tem por objetivo investigar a possibilidade de construir o conceito de função em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma sequência de atividades, focando o conceito de operador funcional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e de análise das respostas dos alunos à intervenção didática na modalidade pesquisa-ação, em que o professor pesquisa sua própria sala de aula. Os procedimentos de pesquisa abrangem as pesquisas relacionadas com a problemática, estudo de teóricos de base, desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática em turma de 9º ano de uma escola municipal de São Leopoldo-RS, elaboração do diário de campo como procedimento para coleta dos dados e participação em grupo de pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam que construir o conceito de função sob o aspecto de transformação via operador funcional pode ser favorável ao aprendizado dos alunos.