REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Bitbox: uma proposta para o desenvolvimento do pensamento computacional com uso de atividades desplugadas

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dc.contributor.advisor Santos, Fabrícia Damando
dc.contributor.author Almeida, Diego Lippert de
dc.date.accessioned 2024-04-01T12:46:38Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3248
dc.description.abstract O impacto das tecnologias no cotidiano é perceptível ao passo que modelam comportamentos, relacionamentos e aprendizagens. Entender os detalhes de seu funcionamento é crucial para abordar processos que demandam uma reconsideração das práticas educativas significativas. O Pensamento Computacional (PC) demonstra-se como um conjunto de habilidades para resolver problemas utilizando-se conceitos e preceitos computacionais com uma visão de atuação cidadã nestas conjunturas da atualidade. Ao lançar um olhar mais apurado na realidade do Brasil, a maior parte das instituições estudantis não possuem acesso a hardwares ou softwares que possibilitem explorações educativas e a situação ainda é mais grave ao se pensar sobre acesso à internet. A abordagem desplugada, que não necessita destes acessos às Novas Tecnologias, demonstra ser uma potente estratégia para o desenvolvimento do PC. Diante desta problemática, delimita-se que o objetivo da presente pesquisa é a construção de um material didático para o desenvolvimento do PC utilizando a abordagem desplugada, analisando quais as possíveis potencialidades de promoção e associação aos seus pilares, a fim de ser aporte para educadores no contexto da Educação Básica. Composto de jogos remodelados e um criado nesta pesquisa, integram o Produto Educacional (PE) intitulado BitBox, respectivamente: (1) Cartas Binárias, (2) Estacionamento Algorítmico, (3) Batalha Naval, (4) Tangram, (5) Pirate Bay. Cada um deles está associado a uma cartilha de orientação para uso em sala de aula com regras e propostas práticas de aplicação. O público-alvo da pesquisa é composto por educadores que atuam em escolas públicas no Rio Grande do Sul. A metodologia adotada foi de natureza aplicada ao ensino, com o objetivo de ser descritiva, possuindo abordagem qualitativa em um estudo de caso. Para tal, fez-se uso de instrumentos como questionários com questões abertas e fechadas após o uso do BitBox e observações estruturadas associadas a gravações de áudio e vídeo. A proposição de análise dos materiais gerados para o alcance do objetivo da pesquisa foi por meio de uma Análise de Conteúdo. Paralelamente, a integração de 3 (três) estudos pilotos oportunizaram verificação da composição, regras e funcionamento de cada um dos bits que foram possíveis de serem aplicados, além da possibilidade de correção de detalhes nos jogos, bem como, equalizar o tempo para aplicação do PE. Os resultados após aplicação junto aos educadores, público-alvo desta pesquisa, oportunizou a geração e condensação em 3 (três) categorias de análise os resultados: (A) Preparação e Superação, (B) Da Teoria para a Prática e (C) Possibilidades das Propostas Desplugadas, as quais sugerem uma contribuição do BitBox para o desenvolvimento do PC em relação aos jogos que o constituem. Também, a abordagem mostrou-se viável para apresentar os conceitos introdutórios da área de computação, provendo conjuntamente uma compreensão do uso dos jogos que o compõem.
dc.language.iso 240327s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Jogos educacionais
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Ensino fundamental
dc.subject Computação
dc.title Bitbox: uma proposta para o desenvolvimento do pensamento computacional com uso de atividades desplugadas
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D371.695
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Bitbox : uma proposta para o desenvolvimento do pensamento computacional com uso de atividades desplugadas no contexto do ensino fundamental" de autoria de Diego Lippert de Almeida.


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