Esta dissertação faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED/UERGS), como pré-requisito para a obtenção do título de Mestre em Educação. A proposta desta pesquisa teve como objetivo geral investigar e analisar a oferta de atividades musicais em escolas públicas municipais de Educação Infantil em Capão da Canoa/RS. Esta pesquisa apresenta como desenho metodológico a investigação qualitativa, sendo o método da pesquisa documental, com o qual analisou os documentos coletados nas escolas públicas municipais de Educação Infantil em Capão da Canoa/RS. Para o tratamento e a análise dos documentos foi utilizada análise de conteúdo, com o objetivo identificar e analisar as menções às atividades musicais mencionadas nos documentos das escolas públicas municipais de educação infantil de Capão da Canoa/RS, mapear e categorizar os tipos de atividades musicais. A pesquisa teve como referencial teórico estudos de Belther (2017) contextualizando a história da educação infantil no Brasil, a educação infantil e a legislação brasileira e concepções de infância e criança; Kraemer (2000) e Souza (2020) trazendo a epistemologia da Educação Musical; Swanwick (2003) e a pedagogia da música e Ilari (2009) que aborda a música na Educação Infantil. A partir da pesquisa foram originados quatro produtos educacionais: Informativo Grupem ArtCIEd, que tem edição mensal, trazendo ações dos grupos de pesquisa em questão; Curso Colóquios do Grupem, que foi oferecido a professores e estudiosos do assunto; Um E-book, que foi produzido ao final do referido curso, além de três programas de entrevistas inéditas para o Grupem Cast, com a série “Música na Infância”. Como resultados da pesquisa, identificou-se que há oferta de atividades musicais nas escolas públicas municipais de Educação Infantil em Capão da Canoa/RS, que pode variar desde aulas de música como parte do currículo regular até a disponibilidade de projetos extracurriculares relacionados à música. Além disso, constatou-se que as atividades musicais estão previstas nos documentos como o Projeto Político-Pedagógico (PPP), Regimento e Planejamentos das escolas públicas municipais de Educação Infantil. Quanto à periodicidade das atividades musicais nas escolas, não há informações sobre a frequência com que as atividades musicais ocorram. Em relação aos responsáveis pelo desenvolvimento das atividades pedagógico-musicais nas escolas, verificou-se que não há um professor especialista em Educação Musical designado para essa função. As aulas de música são ministradas pelo professor titular, mas não há a obrigatoriedade de este possuir uma formação musical. Esta pesquisa buscou contribuir para a democratização do acesso a conhecimentos essenciais sobre a Educação Musical na infância.