REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Fabricar: uma proposta de espaço maker móvel composto por materiais didáticos para Anos Finais do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Santos, Fabrícia Damando
dc.contributor.author Pereira, Roger da Silva
dc.date.accessioned 2024-12-06T12:54:10Z
dc.date.available 2024-12-06T12:54:10Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3527
dc.description.abstract A Cultura Maker tem sido amplamente adotada como uma abordagem pedagógica inovadora em instituições de ensino, sendo aplicada em todos os níveis educacionais. Essa metodologia envolve ferramentas e espaços conhecidos como Espaços Maker, onde todos os recursos estão integrados. Embora facilmente adotado em escolas particulares no Brasil, desafios como a falta de espaço físico e a dificuldade de integrar essas atividades ao currículo escolar são comuns. A pesquisa em questão foi motivada pela pergunta: como implementar vivências maker e STEM em instituições públicas e privadas com recursos financeiros e espaços limitados, utilizando materiais que promovam uma aprendizagem criativa? O objetivo é tornar as atividades maker, que envolvem ferramentas manuais e produção digital, mais acessíveis aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, por meio de um espaço maker móvel e um guia didático. Dois produtos educacionais foram desenvolvidos durante o Mestrado em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática (STEM): o FabriCar, um espaço maker itinerante, e o "Guia de FabriCar de Atividades Maker", um material didático que orienta como realizar essas atividades. O FabriCar pode ser transportado e montado em diferentes locais, permitindo a implementação mesmo em escolas com pouco espaço disponível. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, envolveu sete professores de 6o e 7o anos para validar o potencial do FabriCar. Os resultados indicaram que as atividades têm impacto positivo na educação interdisciplinar, servindo como base para outras iniciativas maker. Os professores destacaram a flexibilidade e a capacidade de tornar as aulas mais interativas. Os próximos passos incluem avaliar a usabilidade do projeto, buscar aprimoramentos para a versão itinerante do FabriCar, expandir o projeto para outras escolas e elaborar uma nova versão do guia com mais atividades.
dc.language.iso 241205s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Laboratório móvel
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Cultura maker
dc.subject Sequência didática
dc.title Fabricar: uma proposta de espaço maker móvel composto por materiais didáticos para Anos Finais do Ensino Fundamental
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples