O fomento à consolidação de agroindústrias de pequeno porte oriundas da
agricultura familiar faz parte do conjunto de ações relacionadas aos processos
de desenvolvimento regional. Estrategicamente estes estabelecimentos podem
adaptar seus processos de gestão visando adotar as práticas de Environment
Social and Governance (ESG) em seus modelos de negócios. Neste contexto, o
presente trabalho teve por objetivo identificar práticas dentro do escopo de ESG
em uma agroindústria familiar (Vinícola Casa Zottis), localizada no município de
Bento Gonçalves/RS, na Serra Gaúcha, e propor ações de adequação das
estratégias empresariais. Como resultado, podem-se dizer que as seguintes
estratégias já estão consolidadas: produtividade e inovação, no pilar de
governança; relacionamento com a comunidade, no pilar social; e compromisso
com o meio ambiente, no pilar ambiental. O trabalho conclui que as ações em
execução atualmente pela vinícola podem ser utilizadas como estratégia de
marketing digital a curto prazo e que há necessidade de elaboração de plano de
ação para estratégias de longo prazo.