REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

E-book interativo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT): um estudo de caso sobre a construção de competências em medidas elétricas em uma escola pública do Rio Grande do Sul

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
dc.contributor.author Carvalho, Márcio Porto
dc.date.accessioned 2025-10-28T13:08:53Z
dc.date.available
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3921
dc.description.abstract O presente estudo investigou o uso de tecnologias digitais na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como foco a aplicação do e-book interativo Medidas elétricas em foco na disciplina de Medidas elétricas dos cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e Eletromecânica de uma escola estadual em São Leopoldo/RS. O objetivo central consistiu em analisar de que forma esse recurso pedagógico pode contribuir para a construção de competências técnicas e formativas, favorecendo o engajamento discente e promovendo a integração entre teoria e prática. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, configurada como estudo de caso, com aplicação de questionários a estudantes, entrevistas semiestruturadas com três docentes e observação em sala de aula e laboratório. A análise dos dados foi conduzida com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), organizada em categorias relacionadas às tecnologias digitais, ao ensino por competências, à práxis na EPT, ao trabalho como princípio educativo e aos objetos de aprendizagem. Os resultados revelaram que o e-book interativo Medidas elétricas em foco representa um recurso viável e inovador para a EPT, contribuindo para a revisão de conteúdos, a dinamização das aulas com simuladores, o apoio a práticas híbridas e o fortalecimento da autonomia discente. Também se evidenciaram limitações e possibilidades de aprimoramento, como a necessidade de formação docente para uso crítico das tecnologias, o desenvolvimento de versões graduadas em níveis de complexidade, a ampliação da interatividade com feedback imediato, a oferta de acesso offline e a maior aproximação com o contexto industrial. Conclui-se que o e-book interativo Medidas elétricas em foco cumpre um papel relevante na promoção da aprendizagem significativa e na articulação entre teoria e prática, configurando-se como um instrumento pedagógico que fortalece o ensino por competências e o trabalho como princípio educativo. Ao mesmo tempo, a pesquisa evidencia que a inovação na EPT depende não apenas do uso de ferramentas digitais, mas de reflexão crítica, engajamento pedagógico e compromisso com a formação integral dos estudantes.
dc.language.iso 251024s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Competências
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Tecnologias digitais
dc.subject Educação profissional e tecnologia
dc.title E-book interativo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT): um estudo de caso sobre a construção de competências em medidas elétricas em uma escola pública do Rio Grande do Sul
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D373.6
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "E-book interativo: medidas elétricas em foco" de autoria de Márcio Porto Carvalho.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples