REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Sequência didática para a aprendizagem das harmônicas utilizando a série de fourier

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Kinast, Éder Julio
dc.contributor.author Serafini, Felipe de Moraes
dc.date.accessioned 2025-10-31T12:28:52Z
dc.date.available 2025-10-31T12:28:52Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3929
dc.description.abstract Este trabalho apresenta a criação e a aplicação de uma sequência didática voltada ao ensino das Séries de Fourier, motivada por dificuldades observadas na assimilação desse conteúdo por estudantes de Engenharia Elétrica. O projeto foi desenvolvido na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e aplicado na disciplina de Sinais e Sistemas da Universidade Ritter dos Reis (UNIRITTER), Unidade Porto Alegre — campus Zona Sul, no semestre letivo 2024/2, e implementada por meio de aulas teóricas articuladas com atividades práticas em sala de informática, uso do simulador PhET Colorado, além de recursos tecnológicos produzidos pelos alunos, como um aplicativo para smartphone e um jogo online. A pesquisa adotou abordagem mista, qualitativa e quantitativa, com amostra aproximada de 20 alunos, dos quais 16 responderam ao questionário avaliativo. A análise, orientada pela Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, integrou dados de escala Liert, observações e relatos, apontando elevada aceitação do material e efetividade da intervenção; constatou‑se que a sequência didática favoreceu a aprendizagem e o engajamento dos participantes. Propõe‑se, como desdobramento, o aprimoramento contínuo do aplicativo e do jogo para tornar interfaces e interações mais intuitivas e pedagogicamente eficazes.
dc.language.iso 251030s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Séries de Fourier
dc.subject Aprendizagem significativa
dc.subject Tecnologias educacionais
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Matemática
dc.subject Ensino
dc.title Sequência didática para a aprendizagem das harmônicas utilizando a série de fourier
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37:51
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Produto educacional para a sequência didática para a aprendizagem das harmônicas utilizando a série de fourier" de autoria de Felipe de Moraes Serafini.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples