REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Variáveis contemporâneas e suas relações com o ensino em engenharia

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Bazzo, Walter Antonio
dc.contributor.author Cordeiro, Moisés Nivaldo
dc.date.accessioned 2022-12-21T17:05:16Z
dc.date.available 2022-12-21T17:05:16Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2601
dc.description.abstract O Ensino em Engenharia é diretamente influenciado pelas alterações das tecnologias digitais e descobertas da ciência moderna. Paralelamente a este desenvolvimento científico e tecnológico, notamos um crescente número de problemas sociais e uma contínua desvalorização da vida humana, tornando a ação docente mais complexa. Esta pesquisa propõe potencializar reflexões e discussões sobre as relações entre as variáveis contemporâneas e o Ensino em Engenharia dentro de espaços formais de educação tecnológica. A metodologia utilizada na pesquisa foi a qualitativa, com análise documental e revisão bibliográfica, além da pesquisa do tipo participativa como forma de orientação. Na coleta de dados foram realizados os levantamentos das concepções dos estudantes dos últimos semestres do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, na unidade educacional de Ibirubá, sobre os sentidos sociais da ciência e tecnologia. Inclui um Produto Educacional em forma de evento institucional organizado capaz de sugerir estratégias e ferramentas pedagógicas como proposta alternativa para o Ensino em Engenharia. Possibilita inserir nos espaços formais de educação tecnológica o conhecimento técnico-social ligado à prática docente, confrontando o modelo conteudista do ensino tecnológico atual com o modelo de competências tecnológicas e sociais. Como resultados encontrados, pode-se perceber a deficiência do Ensino em Engenharia da Instituição na construção dos conhecimentos sociais durante o transcorrer do processo de formação científica e tecnológica do estudante de Engenharia. Ao mesmo tempo, percebe-se que os estudantes almejam que a instituição lhes apresente a referida temática, de forma a contextualizar os problemas sociais, a fim de melhor prepará-los para a vida em sociedade e exercer a profissão de engenheiro. Neste sentido, espera-se que esta pesquisa consiga auxiliar todos os profissionais da educação tecnológica que buscam alternativas, estratégias, ferramentas e meios didáticos educacionais para construir uma educação técnica-cidadã. Dessa forma, alia-se o conhecimento técnico científico com os problemas sociais e suas variáveis contemporâneas, de maneira a pensar numa formação integral, e não se exclua a formação humana em detrimento da formação tecnológica.
dc.language.iso 221220s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Tecnologia
dc.subject Educação tecnológica
dc.subject Ensino
dc.subject Contemporaneidade
dc.subject Engenharia - Ensino
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Variáveis contemporâneas e suas relações com o ensino em engenharia
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37:519.6
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Produto educacional: Seminário de Educação Tecnológica e Humana" de autoria de Moisés Nivaldo Cordeiro.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples