O Ensino em Engenharia é diretamente influenciado pelas alterações das tecnologias digitais e descobertas da ciência moderna. Paralelamente a este desenvolvimento científico e tecnológico, notamos um crescente número de problemas sociais e uma contínua desvalorização da vida humana, tornando a ação docente mais complexa. Esta pesquisa propõe potencializar reflexões e
discussões sobre as relações entre as variáveis contemporâneas e o Ensino em Engenharia dentro de espaços formais de educação tecnológica. A metodologia utilizada na pesquisa foi a qualitativa, com análise documental e revisão
bibliográfica, além da pesquisa do tipo participativa como forma de orientação. Na
coleta de dados foram realizados os levantamentos das concepções dos estudantes dos últimos semestres do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, na unidade
educacional de Ibirubá, sobre os sentidos sociais da ciência e tecnologia. Inclui um
Produto Educacional em forma de evento institucional organizado capaz de sugerir
estratégias e ferramentas pedagógicas como proposta alternativa para o Ensino em
Engenharia. Possibilita inserir nos espaços formais de educação tecnológica o conhecimento técnico-social ligado à prática docente, confrontando o modelo conteudista do ensino tecnológico atual com o modelo de competências
tecnológicas e sociais. Como resultados encontrados, pode-se perceber a deficiência do Ensino em Engenharia da Instituição na construção dos conhecimentos sociais durante o transcorrer do processo de formação científica e tecnológica do estudante de Engenharia. Ao mesmo tempo, percebe-se que os estudantes almejam que a instituição lhes apresente a referida temática, de forma a
contextualizar os problemas sociais, a fim de melhor prepará-los para a vida em sociedade e exercer a profissão de engenheiro. Neste sentido, espera-se que esta pesquisa consiga auxiliar todos os profissionais da educação tecnológica que
buscam alternativas, estratégias, ferramentas e meios didáticos educacionais para construir uma educação técnica-cidadã. Dessa forma, alia-se o conhecimento técnico científico com os problemas sociais e suas variáveis contemporâneas, de
maneira a pensar numa formação integral, e não se exclua a formação humana em detrimento da formação tecnológica.