Percebe-se que durante o processo de formação inicial de professores se demanda um conjunto de ações que possibilitem a construção do conhecimento e de saberes relativos à docência desenvolvendo habilidades, saberes e ...
Este trabalho aborda, como temática principal, o estudo das relações de gênero no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), tendo como foco os egressos formados pela Unidade ...
Este trabalho temcomo objetivo investigar as percepções das professoras sobre a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) para Educação Infantil, compreendendo as implicações do
documento às práticas docentes. A pesquisa ...
O brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral da criança, pois contribui para seu aprendizado, socialização, expressão e autonomia. No entanto, muitas vezes, a importância do brincar na Educação ...
O presente estudo teve como objetivo refletir sobre o trabalho com os saberes
indígenas em sala de aula enquanto promotores da Educação Ambiental. O
exercício empírico foi realizado a partir do Estágio Obrigatório dos Anos ...
Este trabalho de Conclusão de Curso tem por abordagem uma reflexão sobre as
contribuições significativas do curso Osório rural, realizado no Morro da Borússia,
Osório/RS, e por objetivo, busca saber quais experiências ...
Esta investigação tem abordagem qualitativa, trata-se de um estudo de caso, perpassado pela autobiografia de universitária negra, Filha e Mãe de Santo. Nele apresento dados sobre o quantitativo de ingressantes e concluintes ...
O presente trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo compreender as demandas
administrativas e pedagógicas encontradas e os desafios enfrentados pelos gestores escolares
frente a pandemia de COVID-19. A metodologia ...
O tema central deste trabalho é o estudo da docência com bebês. A pesquisa busca compreender as diversas dimensões que envolvem a profissão de professora de bebês, tendo como questão norteadora a compreensão das composições ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal pesquisar e entender como foi o período pandêmico e seus desdobramentos na educação de uma escola localizada em um bairro afastado do centro da cidade de ...
Esta monografia versa sobre a “Contação de histórias no Ensino Fundamental - Anos Iniciais – em ensino remoto, com foco na diversidade cultural e social com histórias e atividades em sala de aula que podem proporcionar aos ...
A presente monografia tem como tema aDocência na Educação Infantil, com o objetivo de compreender as implicações da Pandemia da Covid-19 em uma escola pública localizada na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul (RS), ...
O presente trabalho traz a proposta de uma oficina pedagógica, para posterior realização, na perspectiva de Educação Ambiental, com o tema sobre o Aedes aegypti para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Trabalhar as ...
O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos professores alfabetizadores que atuam em escolas públicas municipais de Tramandaí em relação à legislação inclusiva, à flexibilidade no planejamento e à prática em sala ...
Esse trabalho de Conclusão teve como objetivo analisar a relação entre a escola e os ser-viços de profissionais da rede intersetorial, identificando potencialidades ou entraves, na percepção de cinco familiares que possuem ...
Esse trabalho intitulado “Efeitos da pandemia de COVID-19 na oferta escolar e evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola do município de Tramandaí” é uma exigência para a conclusão de curso Pedagogia e tem ...
O presente trabalho de conclusão de curso, tem como título “Era uma vez... a contação de histórias na Educação Infantil formando leitores críticos”, tem como objetivo analisar ações desenvolvidas durante o ano de 2018 e ...
Este trabalho resulta de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada em uma Escola de Educação Infantil, na cidade de Santo Antônio da Patrulha/RS, que teve como tema os espaços externos. Para referenciar esta pesquisa, ...
O presente estudo trata de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem na atuação junto a estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a partir de um Centro de Atendimento Educacional ...
O trabalho teve como problema de pesquisa o questionamento de como as
estratégias pedagógicas podem contribuir no processo de inclusão de um aluno
com Plano Educacional Individualizado em uma escola pública da região ...