Esta monografia versa sobre as práticas pedagógicas em ensino remoto na formação de leitores de uma escola em Osório nos Anos Iniciais de Ensino Fundamental, mas especificamente na compreensão de leitura e leitor, nas ...
As brincadeiras e os jogos são partes integrantes da infância contemporânea e que representam para os pequenos um processo de afirmação e transição, principalmente para aqueles que estão no início da vida escolar. O processo ...
A tecnologia assistiva no Brasil está regida por lei e consiste em recursos, ferramentas, produtos, estratégias e equipamentos utilizados para potencializar a autonomia e independência de pessoas com deficiência. A pesquisa ...
O conceito de Tecnologia Assistiva consiste em recursos, serviços, estratégias e equipamentos que visam possibilitar ou auxiliar pessoas com deficiência a realizar determinadas atividades, com a intenção de promover ou ...
Trata–se de um assunto que muitas vezes passa despercebido entre as escolas, a transição da Educação infantil para o Ensino Fundamental: como as professoras de pré-escola planejam essa transição? O objetivo é compreender ...
O período de adaptação das crianças pequenas é um processo em que elas se deparam com novas vivências, experiências e novas realidades de rotinas, que demandam um olhar atento de todos os envolvidos nas instituições da ...
O presente trabalho visou compreender a importância da afetividade nas relações interpessoais entre os professores e as crianças pequenas e, entender se os vínculos afetivos nestas relações têm influências ou não, face aos ...
Este estudo visa analisar a literatura oral africana tanto como prática social quanto instrumento para a legitimação de políticas afirmativas em defesa dos povos tradicionais. Entretanto, não o fizemos apenas com teorias ...
Esse estudo objetivou compreender as concepções de educadoras de infâncias, frente a controvérsias e polêmicas sobre a alfabetização das crianças frequentadoras da fase pré-escolar, na etapa da Educação Infantil. Discorre ...
A alfabetização e o letramento são processos essenciais para o desenvolvimento educacional de todas as crianças, no entanto, para aquelas que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA), esse processo pode ser particularmente ...
O presente estudo tem como tema a Alfabetização e os letramentos nos anos iniciais do Ensino Fundamental de EJA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo geral conhecer como ocorre o processo de alfabetização ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia teve como objetivo
compreender sob a visão de professores alfabetizadores como se estabelecem as
inter-relações com os alunos que estão na etapa da alfabetização, ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco a alfabetização e a Educação Infantil, partindo do princípio que as crianças estão inseridas no mundo letrado desde que nascem. A pesquisa tem como objetivo identificar ...
Percebe-se que durante o processo de formação inicial de professores se demanda um conjunto de ações que possibilitem a construção do conhecimento e de saberes relativos à docência desenvolvendo habilidades, saberes e ...
Este trabalho aborda, como temática principal, o estudo das relações de gênero no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), tendo como foco os egressos formados pela Unidade ...
Este trabalho temcomo objetivo investigar as percepções das professoras sobre a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) para Educação Infantil, compreendendo as implicações do
documento às práticas docentes. A pesquisa ...
O brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral da criança, pois contribui para seu aprendizado, socialização, expressão e autonomia. No entanto, muitas vezes, a importância do brincar na Educação ...
O presente estudo teve como objetivo refletir sobre o trabalho com os saberes
indígenas em sala de aula enquanto promotores da Educação Ambiental. O
exercício empírico foi realizado a partir do Estágio Obrigatório dos Anos ...
Este trabalho de Conclusão de Curso tem por abordagem uma reflexão sobre as
contribuições significativas do curso Osório rural, realizado no Morro da Borússia,
Osório/RS, e por objetivo, busca saber quais experiências ...
Esta investigação tem abordagem qualitativa, trata-se de um estudo de caso, perpassado pela autobiografia de universitária negra, Filha e Mãe de Santo. Nele apresento dados sobre o quantitativo de ingressantes e concluintes ...