A crescente presença da tecnologia no cotidiano dos estudantes trouxe consigo a necessidade
de repensar as práticas educacionais, adaptando-as para atender às demandas de um perfil
discente cada vez mais conectado e ávido ...
Este trabalho apresenta a criação e a aplicação de uma sequência didática voltada ao ensino das Séries de Fourier, motivada por dificuldades observadas na assimilação desse conteúdo por estudantes de Engenharia Elétrica. ...
O presente estudo investigou o uso de tecnologias digitais na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como foco a aplicação do e-book interativo Medidas elétricas em foco na disciplina de Medidas elétricas dos ...
O ensino-aprendizagem de frações matemáticas representa um desafio para muitos professores e alunos, especialmente quando esse conteúdo é voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. As principais dificuldades ...
Esta pesquisa parte da necessidade de abandonar métodos tradicionais de ensino da Matemática, que priorizam a repetição e a memorização em detrimento da reflexão e da compreensão dos conceitos. O estudo investiga quais ...
Este trabalho trata da utilização de metodologias voltadas para o ensino de Química de forma lógica, visando proporcionar uma melhor compreensão dos conceitos pelos estudantes. O foco está no engajamento dos alunos e na ...
Esta dissertação desenvolveu um produto educacional (PE) sob forma de sequência didática (SD) utilizando aprendizagem baseada em projetos (ABPj) como estrutura basilar. Trouxe como problemática motivadora a seguinte questão: ...
O trabalho defende que a escola é um espaço de educação não apenas para os estudantes, mas também para os professores que, através da formação continuada, possam interagir nessa escola, em suas mais diferentes áreas de ...
O presente trabalho aborda um produto didático para o ensino de transferência de calor por radiação, no qual foi elaborado pelo autor um recurso didático de baixo custo. Este estudo tem por finalidade responder uma pergunta ...
A presente dissertação tem como objetivo a implementação de um itinerário formativo voltado para a Área Complementar de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com foco no tema da sustentabilidade. O autor, que atua como ...
A Cultura Maker tem sido amplamente adotada como uma abordagem pedagógica inovadora em instituições de ensino, sendo aplicada em todos os níveis educacionais. Essa metodologia envolve ferramentas e espaços conhecidos como ...
O trabalho descrito nesta dissertação objetivou construir e compartilhar um produto educacional produzido à luz da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) de nível II, fazendo uso do movimento STEM para estimular a educação ...
A Educação STEM, ao longo dos últimos 20 anos, tem conquistado espaço nos ambientes escolares por todo o mundo devido a importância que as áreas que compõem seu acrônimo, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – ...
Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de um material didático como produto educacional para o ensino da função exponencial no primeiro Ano do Ensino Médio, trabalhando a matemática financeira numa perspectiva freireana. ...
A presente pesquisa propõe o estudo da viabilidade para o desenvolvimento de um Clube de Ciências na modalidade STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa, localizada ...
O impacto das tecnologias no cotidiano é perceptível ao passo que modelam
comportamentos, relacionamentos e aprendizagens. Entender os detalhes de seu
funcionamento é crucial para abordar processos que demandam uma
reconsideração ...
Esta pesquisa tem como tema a horta comunitária urbana e a cultura maker no ensino da Geometria, no sétimo ano do ensino fundamental. Foi realizada em uma escola pública em Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul, de maio a ...
Esta pesquisa tem como tema: A formação de professores do 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas para o ensino das operações matemáticas com diferentes recursos, digitais e não digitais. Apresenta justificativas, ...
Pretende-se com este trabalho implementar um Clube de Ciências para desenvolver atividades ligadas à área socioambiental de uma escola estadual da cidade de Guaíba, tratando-as sob dois aspectos: a reocupação dos espaços ...
Hoje em dia, os professores de ensino técnico estão cada vez mais conscientes da importância de integrar o conteúdo teórico com as práticas em sala de aula. Eles se esforçam para tornar as aulas mais relevantes para os ...